Guardiões do Jardim

​​​​​​​​​

O programa Guardiões do Jardim, caracteriza-se pela simplicidade da componente didática informal e oferece a experiência única de contato com o universo botânico. Destaca-se pelos recursos materiais que são sempre reduzidos, apostando nos recursos humanos e consequente divulgação dos atos de preservação praticados pelos participantes. 

O programa é composto por três etapas. A primeira com a candidatura dos interessados, avaliação do interesse dos participantes e da viabilidade de implementação do programa ou escolha da atividade / tema a desenvolver. A segunda etapa é a implementação do programa. A última traduz-se numa monitorização sobre o nível de desempenho monitores/participantes e consequente desenvolvimento das atividades. 

Objetivos: 
Ações temáticas pontuais e aquisição de conhecimentos na área da botânica e ecologia; promoção de atividades lúdico/didáticas com os participantes que são residentes no aglomerado municipal gerido pela Gebalis. O contacto próximo com os participantes no programa, também permite à empresa prevenir e antecipar a resolução de vários problemas (sociais, habitacionais e de manutenção do edificado) que afetam a população que aí reside​. 

Público-alvo:
Todos os residentes e grupos diretamente envolvidos na comunidade residente (escolas, associações, parceiros locais, grupos de jovens provenientes de projetos existentes, entre outros).