Lisboa escolhe evoluir

​Abriu oficialmente no dia 10 de janeiro, no Parque Eduardo VII, na presença do secretário-geral da ONU, António Guterres, do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro, António Costa, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina e demais convidados a Lisboa Capital Verde Europeia 2020.

Coube à cidade de Oslo a passagem de testemunho a Lisboa que foi escolhida pela sua rápida evolução em todos os parâmetros ambientais - energia, água, mobilidade, resíduos e infra-estrutura verde e biodiversidade. 
2020 projetará o futuro, pelo menos na próxima década nomeadamente na redução até 60% das emissões de dióxido de carbono e atingir a neutralidade carbónica até 2050.

Outro importante objetivo é tornar a cidade resiliente às alterações climáticas. A ampliação da estrutura verde da cidade faz-se em parte com a plantação de 100 mil árvores até 2021. Por essa altura Lisboa deverá ter mais 347 hectares de área verde do que em 2008 e um espaço verde com pelo menos 2000 metros quadrados perto de 85% da população da cidade.

Debates, conferências e muitas atividades compõe o programa da Lisboa Capital Verde 2020 disponível em lisboagreencapital2020.com.

Na programação constam ainda várias exposições: Jardins Históricos e Botânicos de Portugal, na Biblioteca Nacional, Viagem pela Ilustração Científica em Portugal, no Museu Nacional de História Natural, A Flora Fulminense, na Torre do Tombo, Cultivar. As Hortas de Lisboa, no Museu de Lisboa Palácio Pimenta, Gabriela Albergaria, na Culturgest, 10 anos do Grupo do Risco, no Museu Nacional de História Natural, Silva Porto e Esculturas Animistas de João da Silva, na Sociedade de Belas Artes, Lixo Luxo no MUDE e ainda um museu improvisado na doca de Alcântara, o ReMuseu, que inaugura em abril, sobre economia circular.

“Escolhe Evoluir” é o mote para este grande momento para a cidade e para todos os que nela vivem e trabalham. Num esforço conjunto por um futuro mais sustentável, a GEBALIS reforçará as suas iniciativas locais neste âmbito contribuindo assim, nos 66 bairros geridos pela empresa para esta (r)evolução.