Ameixoeira 2028- Perspetivar um futuro comum

​O Encontro “Ameixoeira 2028- projetar futuros”, realizado ontem, na Associação Inválidos do Comércio, promovido pela GEBALIS – Gabinete de Bairro da Ameixoeira - no âmbito dos Planos Estratégicos de Intervenção Local 2018, cumpriu integralmente o seu objetivo: desafiar os participantes a olharem, refletirem e projetarem o futuro dos territórios Ameixoeira e Galinheiras, na freguesia de Santa Clara.

Perante uma plateia de cerca de 100 pessoas, entre as quais técnicos de intervenção local da GEBALIS, de entidades a operarem no território e de moradores, os temas em debate conduziram a uma reflexão coletiva sobre: a realidade dos territórios, a promoção do investimento de Políticas Sociais e a definição de estratégias de intervenção futura.

Os temas em debate foram repartidos em 2 painéis intitulados:

“O Estado da arte: Aqui há gente!”, onde foram apresentados dados estatísticos sobre o território e o processo da Operação de Reabilitação Urbana Sistemática (ORU) da Área de Reabilitação Urbana de Santa Clara (ARU-SC),

“Take 2028: Rostos, Vozes e Ação”, onde foram apresentados projetos de intervenção realizados em territórios com características similares ao Bairro da Ameixoeira.

De salientar o momento de debate que deu a voz a moradores presentes, representastes de instituições e onde foi possível aferir as perspetivas de futuro para o território.

A sessão de encerramento contou com a presença de Miguel Brito, em representação da Vereadora Paula Marques, que na sua intervenção agregou os temas e aspetos mais importantes debatidos.