Mais habitação para Lisboa

​O município de Lisboa e o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) assinaram no dia 12 de julho um protocolo de colaboração no âmbito do 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, lançado pela Secretaria de Estado da Habitação. 

A CML candidatou diversas áreas do seu Plano Local de Habitação (PLH), numa estratégia que, além dos programas municipais, prevê também a possibilidade de acesso a este financiamento pelas famílias que precisem de melhorar as suas condições de habitabilidade e que estejam dentro das condições previstas pelo programa. O acordo assinado, vai permitir financiar, a fundo perdido, diversas intervenções em habitações que vão abranger cerca de 4500 famílias. Um investimento de 240 milhões de euros.

A primeira fase, a ser lançada ainda este ano, prevê a celebração de contratos de financiamento/comparticipação correspondentes a 1527 habitações e a um investimento de mais de 70 Milhões (com um valor de comparticipação a fundo perdido do Estado de quase 18 Milhões de euros).

Lisboa é assim uma das primeiras cidades a aderir ao Programa 1º Direito.