Cerimónia do toque do sino pela Igualdade de Género

​A GEBALIS, enquanto membro do Global Compact Network Portugal (GCNP), associou-se às comemorações do Dia Internacional da Mulher, na cerimónia do toque do sino pela Igualdade de Género, na Euronext Lisbon.

O Presidente do Conselho de Administração da GEBALIS, Pedro Pinto de Jesus foi um dos oradores no painel sobre a Igualdade e Conciliação para um Futuro Sustentável, moderado por Anabela Vaz Ribeiro, Diretora Executiva da GCNP.

Na sua intervenção, Pedro Pinto de Jesus realçou o facto da Igualdade de Género aumentar a eficiência na utilização do capital humano, pelo fortalecimento do bem-estar da motivação e da criatividade, estimulando o aumento de produtividade. Ajudando também na gestão e retenção de talento, no mercado da oferta e procura de competências.
Este enquadramento não se torna inválido quando aplicado às administrações das organizações e contribui, no mínimo de igual forma, para melhorar o ambiente organizacional. De facto, concorre igualmente para o aumento da criatividade, produtividade e do desempenho da empresa.
Melhor ambiente gera pessoas mais motivadas e mais produtivas. No caso da GEBALIS, em que temos paridade no órgão executivo, em que de um universo de mais de 200 trabalhadores quase 60% são mulheres, naturalmente refletido em mais de 60% de dirigentes femininas, é particularmente relevante.

Pedro Pinto de Jesus salientou ainda a implementação de medidas de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, é fundamental na procura do equilíbrio necessário para que as organizações sejam bem-sucedidas na sua missão. É assim que agimos e o reflexo da importância que a Administração da GEBALIS tem dado a este assunto traduz-se na concretização de várias medidas em vigor na empresa.

A cerimónia do toque do sino é uma iniciativa mundial, que envolveu mais de 50 Bolsas de Valores, promovida conjuntamente por United Nations Global Compact, UN Women, World Federation of Exchanges, Women in ETFs, Sustainability Stock Exchanges Initiative e International Finance Corporation - World Bank Group, assinalando o compromisso do setor empresarial com a igualdade de género.

A cerimónia marcada para as 16h00, no edifício da Euronext, em Lisboa, contou com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro a quem coube a honra de proceder ao toque do sino que assinala o encerramento dos mercados.