Festival da Ponte-2016

​​​​

Devido às condições climatéricas adversas ao mau tempo sentido nos primeiros dias de maio, a cerimónia protocolar que dava início à 3ª edição do Festival da Ponte foi alterada de 09 para 13 de maio, no Mercado do Bairro de Santos ao Rego.
Como em edições anteriores, esta iniciativa que tem como principal objetivo promover o encontro de gerações e culturas, quebrando barreiras, esbatendo fronteiras e promovendo a partilha e colaboração entre as comunidades separadas pela Ponte Pedonal do Bairro de Santos.

Na cerimónia de abertura estiveram presentes o Vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Duarte Cordeiro, os vereadores da Câmara Municipal de Lisboa Paula Marques e João Afonso, responsáveis pelos pelouros da Habitação e Desenvolvimento Local e Direitos Sociais, respetivamente, Daniel Gonçalves da Silva, Presidente da Junta de Freguesia das Avenidas Novas, Pedro Pinto de Jesus, Presidente do Conselho de Administração da GEBALIS, Sérgio Cintra, Administrador da SCML, Luisa Valle, da Fundação Calouste Gulbenkian e Rui Marques, Presidente do IPAV.

“Este é o tempo para construir e fortalecer as pontes, que queremos que contribuam para uma comunidade mais inclusiva, mais coesa e mais realizada”, referiu Rui Marques, anfitrião da iniciativa.

O início das festividades e da sessão inaugural arrancou com a atuação do Jardim de Infância do Roseiral e do Instituto Rilvas, que entoaram o hino do festival, seguido das atuações do Grupo de Adufos do Centro de Dia ADAS e das crianças da Escola Mestre Arnaldo Louro Almeida, do Grupo de Danças e Cantares do Instituto Condessa de Rilvas, da apresentação de Danças da Escola Marquesa d’Alorna e da performance de ginástica rítmica da Escola Mestre Arnaldo Louro Almeida.


Na véspera, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, foi reeditada uma das grandes noites do extinto Rock Rendez Vous, um marco incontornável dos anos 80 e da explosão do rock português.
Esta iniciativa surge no âmbito do projeto O Nosso Km2, com um programa construído pelos mais de quarenta parceiros, compreendendo inúmeras iniciativas: workshops e exposições, teatro, dança e gastronomia, são algumas das ações que compõem o cartaz.