GEBALIS participa na II Conferência Uma Vida Independente

​​​No passado dia 05 de Maio de 2016, decorreu nos Paços do Concelho, a 2ª Conferência Centro de Vida Independente promovida pela Câmara Municipal de Lisboa, onde se discutiram alguns aspetos mais relevantes para este projeto em Portugal, nomeadamente nas áreas da economia e financiamento, habitação, vida social e familiar.


O evento contou com a presença, de Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, João Afonso, vereador do Pelouro dos Direitos Sociais e Humanos da CML, Diogo Martins, Presidente do Centro de Vida Independente, Paula Marques, Vereadora do Pelouro da Habitação e do Desenvolvimento Local, e Miguel Ganhão, Arquitecto na GEBALIS.

O projeto-piloto de Vida Independente, tem como objetivo promover a independência e o aumento da qualidade de vida dos participantes.

Este projeto vai permitir aos participantes benefícios ao nível da ​autonomia pessoal, autodeterminação, permitindo desta forma ficarem nas suas residências evitando a necessidade de institucionalização.

Existe uma forte aposta em projetos-piloto, afirmou Ana Sofia Antunes, com o objetivo de promover "a desinstitucionalização" das pessoas com deficiência, permitindo que "vivam por sua conta, de forma autónoma".
Ana Sofia Antunes “reforça que as verbas devem ser disponibilizadas às pessoas que promovam projetos válidos e nas áreas da independência e autonomia. 

No âmbito da conferência, Miguel Ganhão, da GEBALIS, apresentou um pequeno vídeo, que ilustrava alguns exemplos de requalificações de habitações realizados pela empresa no âmbito do Projeto – LIFE​
Miguel Ganhão, Informou que a GEBALIS encontra-se neste momento a requalificar 3 fogos municipais, no âmbito do projeto-piloto Vida Independente. Os fogos vão ser alvo de “uma requalificação integral”, que deverá estar concluída “este verão”. Aquilo que se pretende, é que “as casas não tenham barreiras físicas, que sejam de uso universal”. Nelas, acrescentou, serão utilizadas várias inovações tecnológicas, permitindo aos habitantes realizar uma série de ações através de um simples toque num botão.