Há só Uma Terra, há só um Tempo. Este é o nosso Tempo.

​A GEBALIS co-organizou o programa do dia 8 de novembro, entre as 14h e as 17h, da 14.ª Semana da Responsabilidade Social subordinado ao tema “Cidades e Comunidades Sustentáveis” ODS -11 da Agenda 2030.

Este objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS 11) tem como principal missão aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, proporcionando o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, de forma digna e humana. 

O mote para o início da sessão, que teve lugar na Culturgest, em Lisboa, foi dado pela Administradora da GEBALIS, Maria Helena Correia que salientou o contributo da GEBALIS para o cumprimento do ODS11 e o seu impacto nos bairros municipais geridos pela empresa.

Assim, em torno dos painéis, a urbanização sustentável e as comunidades sustentáveis, 10 oradores, perante uma plateia de cerca de 100 pessoas, deram o seu contributo e partilharam a sua visão sobre a urbanização inclusiva, sustentável e as capacidades para o planeamento e gestão de comunidades participativas e sustentáveis.

O painel Urbanização Sustentável, moderado pelo Professor de Sociologia Urbana, da Faculdade de Ciências Sociais e Humana, João Pedro Nunes, três temáticas complementares entre si, quem desenha as cidades?, a participação ativa dos cidadão na vida urbana e o impacto das obras na vida das comunidades.
O testemunho sobre as obras realizadas pela GEBALIS no eixo das acessibilidades foi dado por Ruben Silva, residente no Bairro do Ourives, que partilhou com todos os benefícios de viver numa casa reabilitada pelo Programa LIFE.

O painel Comunidades Sustentáveis, moradora por Joana Andrade, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, apresentou dois projetos focados na ação colaborativa, um deles promovidos pela GEBALIS, o Programa Lotes ComVida e um projeto inovador ligado à neurociência, pela Nudge Portugal. 
O vivo testemunho da capacidade da colaboração mudar vidas e realizar sonhos foi dado por Bina Achoca, residente no Bairro dos Olivais e autora do livro “Coentros Garam Masala”.

A sessão de encerramento contou com a intervenção do Presidente do Conselho de Administração, Pedro Pinto de Jesus, que numa breve retrospetiva da sessão, salientou a importância da discussão gerada em torno da sustentabilidade e da participação ativa das comunidades e o seu envolvimento enquanto agentes de desenvolvimento social urbano.

Esteve também presente, no momento que encerrou a 14.ª Semana da Responsabilidade Social, Mário Parra da Silva, Chair of the Board, Global Compact Network Portugal/ Presidente, Associação Portuguesa de Ética Empresarial.

Para finalizar o  Coro da Associação de Reformados do Bairro do Condado – Grupo Canta Marvila – Canções de Sempre transportou a plateia para o passado interpretando músicas de outrora. Uma amostra da riqueza cultural dos bairros municipais de Lisboa.