Mais 50 famílias realojadas em Carnide

​A Câmara de Lisboa tem em curso um processo de requalificação total do Bairro Padre Cruz, em Carnide, que implica um investimento global de 40 milhões de euros. O objetivo é realojar os moradores, residentes nas velhas casas de alvenaria, em “habitação condigna e de qualidade”, afirmou o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, numa visita ao local.

Os novos fogos estão a ser construídos de forma faseada e os residentes realojados consoante a sua conclusão. Hoje mesmo, Fernando Medina entregou a chave a mais uma família do bairro que acaba de ser realojada.

O presidente da autarquia foi averiguar o desenvolvimento de um novo edifício de habitação pública que, no início do próximo ano, vai acolher mais 50 famílias do local. Trata-se de uma construção de seis pisos, com os apartamentos de tipologia menor localizados na base, uma vez que se destinam a pessoas com mais idade.

Considerado o maior bairro da Península Ibérica, o Padre Cruz está a ser alvo de um processo de requalificação integrado, com a construção de casas sustentáveis, amigas do ambiente e com melhores acessibilidades. Um exemplo de “habitação social de primeira”, porque “a habitação social não tem de ser de segunda”, sublinhou Medina, e que o município pretende replicar noutros bairros de Lisboa.

(Texto| Foto - CML)