Nasce, no Bairro Padre Cruz, uma nova era na habitação pública

​ No passado dia 15 de setembro foram entregues as primeiras doze chaves do projeto inovador de habitação social desenvolvido pela Câmara Municipal de Lisboa no Bairro Padre Cruz. "Após o PER, é a primeira vez, em 20 anos, que se constrói habitação municipal nova", fez questão de lembrar Paula Marques, vereadora da Habitação Social da autarquia.


Nasce, assim, uma nova geração de habitação pública que começou a tomar forma nos Bairros da Boavista e Padre Cruz, com a construção de imóveis que vão substituir as zonas de alvenaria, com mais de cinquenta anos de uso e desgaste. 

Foi com a "sensação de dever cumprido" que Paula Marques se dirigiu às famílias presentes lembrando que este foi "um processo de luta longa e que não seria possível de concretizar sem a colaboração de todas as entidades e parceiros".

Frisando o "o forte investimento da Câmara Municipal de Lisboa" a vereadora da Habitação Social garantiu que a requalificação é um "processo contínuo que não vai parar".

As chaves das novas casas foram entregues por Paula Marques, Helena Roseta, atual presidente da Assembleia Municipal de Lisboa e vereadora responsável pela habitação quando o processo se iniciou, Fábio Sousa, presidente da Junta de Freguesia de Carnide entre outros parceiros.

Com um Quarteirão Piloto de vinte casas quase em fase de conclusão, a substituição da zona de alvenarias no Padre Cruz insere-se num processo de revitalização global deste bairro, o maior da Península Ibérica e cujas primeira oito casas estão já prontas a habitar

O processo preparatório envolveu 529 famílias (cerca de 2000 pessoas vivem nesta área de alvenarias), planeando assim as diferentes áreas de execução, com realojamento em fases sucessivas, infraestruturação e construção das novas habitações para substituir as antigas alvenarias. 

UMA CASA QUE CRESCE COM A FAMÍLIA

A tipologia evolutiva que permite à casa crescer com a família (acrescentando, se for necessário, uma divisão), acessibilidade universal, os sistemas de eficiência energética e reciclagem de águas são algumas das características dos projetos escolhidos pela Câmara Municipal de Lisboa para este investimento. 

No total, serão construídas mais de 1000 habitações novas nestes dois bairros lisboetas, num processo participativo que envolveu as pessoas, as associações locais, as juntas de freguesias. 

Está assim em curso um processo que, no bairro da Boavista, no âmbito da Operação de Regeneração Urbana da zona das Casas de Alvenaria, tem em curso a sua primeira fase de 50 fogos. Em Junho teve início a segunda fase, com 46 habitações. Entretanto, decorre o realojamento das famílias que residem na zona a libertar para a execução da 3ª fase de construção (com mais 50 fogos), prevendo-se o início de construção em 2018. O processo seguirá assim as diversas etapas, sendo o investimento total para está operação de mais de 24 M€, até 2010.

(Texto e Foto - CML)