Nudge para melhorar políticas públicas

O Expresso, a Gebalis, a Auchan, e a PLMJ juntam-se para um ciclo de três conferências, em streaming no canal Facebook do Jornal Expresso  - Nudge – O poder da decisão - que pretendem debater a importância e o papel do NUDGE na transformação de Portugal

A segunda conferência deste ciclo, com o apoio da Gebalis e sobre o tema políticas públicas, teve lugar ontem, 7 de Outubro de 2020, entre as 18h e as 19h30, com emissão em direto no Facebook do Jornal Expresso, somando já 17 000 visualizações.

O debate contou com os oradores, Pedro Pinto de Jesus, Presidente do Conselho de Administração da GEBALIS, Diogo Gonçalves, fundador da NUDGE Portugal e professor universitário, Joana Lourenço, cientista comportamental no Banco Mundial, Sérgio Cintra, administrador da Santa Casa da Misericórdia e Hugo Xambre Pereira, Administrador Executivo da Águas do Tejo Atlântico. O encerramento da sessão ficou a cargo de Paula Marques, Vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local da Câmara Municipal de Lisboa.

No âmbito da habitação a as experiências Nudge implementadas pela GEBALIS iniciaram-se em 2019 estão agora numa fase de avaliação. Os dois projetos em curso estão relacionados com: a diminuição do vandalismo em 1200 elevadores nos bairros municipais, usando três imagens coladas nos equipamentos - a face de um super-heróis, olhar vigilante e uma figura simpática; a recuperação de rendas em dívida, “a primeira campanha teve um retorno positivo de 70%, graças a uma linguagem simples, direta, com cores, e manuscritos", disse Pedro Pinto de Jesus.

A abordagem Nudge é inovadora nas políticas públicas pois “oferece uma nova lente que nos permite olhar para os problemas de forma diferente e elaborar políticas mais alinhadas com o contexto e mais eficazes”, explicou Joana Lourenço, cientista comportamental no Banco Mundial.