Plantações no Bairro da Ameixoeira

​No dia 20 de março, assinalando a chegada da Primavera, a GEBALIS, juntamente com a Direção Municipal da Estrutura Verde Ambiente e Energia, nomeadamente através da DSEA – Divisão de Sensibilização e Educação Ambiental e DPGMEV - Divisão de Planeamento Gestão e Manutenção da Estrutura Verde, desenvolveram uma ação de plantação de árvores e arbustos no Parque do Vale da Ameixoeira.

De modo a envolver a população foi lançado o desafio ao grupo comunitário da Ameixoeira, tendo-se associado à iniciativa a Junta de Freguesia de Santa Clara, Associação de Moradores das Galinheira e Ameixoeira, Escola Maria da Luz Deus Ramos, Escola das Galinheiras, Centro de Desenvolvimento Comunitário da Ameixoeira – SCML, e a PM – Policia de Proximidade.

Devido às condições climatéricas, o programa inicialmente previsto teve de ser alterado, começando com uma conversa com os mais novos, em que se chamou a atenção sobre a necessidade de se cuidar das nossas florestas, a poupança de água e o cuidado necessário ter o planeta, para a preservação deste.

O Bairro da Ameixoeira está muito próximo do Parque do Vale da Ameixoeira, um parque novo, incluído no circuito dos corredores verdes da cidade, em que se tenta voltar a plantar algumas espécies autóctones (árvores originárias do próprio território) e ajudar para manter a biodiversidade da zona.

Como o tempo estava um pouco instável, mas havia uma tarefa a cumprir, as organizações presentes juntaram-se para proceder à plantação de mais de cento e trinta árvores e arbustos, entre Ulmeiros, Carvalhos, Medronheiros, Azevinhos, Azinheiras, Sobreiros, Sálvias, Pinheiros, Loureiros entre outras espécies.

O espaço onde foram plantadas estas espécies, foi vedada e será alvo de avaliação e acompanhamento, para medição de resultados.