Praça Comunitária nasce no Bairro Padre Cruz

A vereadora da Habitação e do Desenvolvimento Local da Câmara Municipal de Lisboa, Paula Marques, esteve presente no dia 18 de março, na inauguração da nova Praça Comunitária, sita na rua Piteira Santos,  Bairro Padre Cruz na freguesia de Carnide.

No âmbito do Programa “Recriar BPC”, um projeto BIP/ZIP-Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária, que visou a requalificação da Praça, à rua Piteira Santos, em Carnide, tendo em vista criar um espaço para eventos comunitários e atividades socio desportivas, a vereadora da Habitação e do Desenvolvimento Local da Câmara Municipal de Lisboa, Paula Marques, participou, na inauguração deste espaço, que contou com a dinamização de organizações locais.

Ladeada pelo presidente da junta de freguesia de Carnide, Fábio Sousa, pela presidente da Associação de Moradores, Elisete Andrade, representantes das associações e coletividades do bairro, e muitas crianças, a autarca descerrou a placa da Praça Comunitária, feliz e emocionada. ” Não me canso de dizer que hoje é um dia muito feliz para todos. E digo todos, porque este é um trabalho de rede, Gebalis, associações, coletividades, junta de freguesia e tantos outros projetos BIP/ZIP, aqui presentes, que fazem  energia BIP/ZIP em todos os cantos da cidade, com a sua dinamização que é um orgulho na comunidade. Isto é que é fazer cidade!”
 
Foi dia de festa para a comunidade. Churrasco para todos, insuflável e trampolim, para os mais pequenos, futebol de rua, Kizomba, Street Dance e Zumba, amostra de artesãos locais e muitas outras atividades, tornaram este dia inesquecível.
 
A partir de agora vai sempre haver festa na Praça. O projeto “Recriar BPC” promete dinamizar organizações locais e população, assim como potenciar e capacitar os desempregados para o desenvolvimento de processos de empreendedorismo e economia social local.
 
“Estou tão feliz, porque se os meus 4 filhos estão felizes eu também estou” referia João Gomes, de 33 anos de idade, morador no bairro que se fazia acompanhar pelo Apollo e pela Safira, dois amigos de quatro patas (buldogues ingleses) que já são famosos por fazerem surf e skate, com direito a página no facebook (joaoapolloskater).

Também Salomé Valente, nascida no bairro há 51 anos, embora não resida no bairro atualmente, não faltou à festa e vestiu a camisola “Recriar BPC”.” Este é um projeto muito bem desenhado, com várias valências que vai trazer muita alegria para todos, velhos e novos. Um orgulho para o bairro e para a cidade, que até já marca pontos a nível internacional! ”, referiu-nos com os olhos a brilhar de emoção.

(Texto/Foto - CML)