Projeto Vi-Lar no Bairro da Ameixoeira

​​​​​O Projecto VI-LAR pretende alterar comportamentos relativamente à apropriação dos lotes, espaços comuns, e envolvente dos mesmos, fomentar mudanças sólidas e permanentes nos moradores, reforçar as relações de vizinhança e a relação com os s​erviços.

Este projeto pretende promover a constituição de comissões de Lote, com o objetivo de levar os próprios moradores, a, e em conjunto, assumirem o cuidado pelo espaço, onde em comum vivem e se encontram, e melhorarem a sua vivência habitacional.

No passado dia 10 de Fevereiro deu-se início ao Projecto VI-Lar, com uma atividade intitulada a "Semana da Luz". A atividade decorreu na Associação de Moradores da Área das Galinheiras, e contou com a presença de várias crianças residentes na Rua António Vilar, que pintaram algumas lâmpadas economizadoras (classe A).

Neste dia​ as crianças colocaram nos espaços comuns dos lotes onde residem, as lâmpadas que tinha estado a pintar no dia anterior, e os técnicos da GEBALIS, do departamento das Instalações Elétricas, efetuaram a substituição do sistema de intercomunicadores e  respetiva botoneira de campainhas. (apenas no lote 7). Os moradores foram sensibilizados para a limpeza do prédio, tendo sido entregue as escalas de limpeza para manterem o controlo e a organização da mesma.