GEBALIS vence prémio Cidades e Comunidades Sustentáveis

​A distinção foi atribuída pela APEE- Associação Portuguesa de Ética Empresarial, no âmbito do reconhecimento de práticas de responsabilidade social e sustentabilidade, pelo projeto apresentado como boa prática no Eixo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 11 Cidades e Comunidades Responsáveis. Receberam o galardão, em nome da empresa, Maria Helena Correia, membro do Conselho de Administração, e Pedro Tomás, Diretor de Conservação do Património.

“Mobilidade / Acessibilidade em casa – Simples intervenções construtivas que facilitam a vivência no interior da habitação” é um programa de intervenções no interior das habitações sob gestão GEBALIS, que não sendo uma obrigatoriedade decorrente da missão de intervenção no património edificado (maioritariamente dedicada a obras de manutenção e conservação nos espaços comuns), se realiza no âmbito da Responsabilidade Social da empresa.

As intervenções realizadas caracterizam-se sobretudo pela sua simplicidade operativa e elevado impacto na vida dos residentes, proporcionando melhor qualidade vida, através da redução ou mesmo anulação de alguns obstáculos físicos na habitação. O programa destina-se a residentes em habitação pública municipal de Lisboa com idades superiores a 60 anos, ou outros residentes com mobilidade condicionada, que necessitam de intervenção na fração onde residem para adaptações adequadas à sua realidade. O processo para a realização destas intervenções é desenvolvido no seguimento de manifestação de interesse por parte dos residentes ou familiares que solicitam apoio à GEBALIS. Segue-se a avaliação do pedido por técnicos da empresa, que é realizada tendo por base a análise de processo de agregado e relatório clínico. 

Ao abrigo deste programa foram realizadas, até dezembro de 2018, um total de 645 habitações, perfazendo um investimento total de 1.128.750 Euros.

Esta prática de intervenção integra um eixo estratégico da empresa, o da Mobilidade e Acessibilidade que, por sua vez, contribuem para outros dois projetos, o “Projeto LIFE” para intervenções mais profundas de requalificação integral das frações adaptando-as a pessoa com deficiência profunda e, o Projeto “ Ter Direito de ir e de Vir” de intervenções nas áreas comuns e espaços exteriores dos edifícios de habitação municipal, removendo barreiras arquitetónicas.