Seminário (Re)Pensar a Intervenção em Bairros Sociais – Realidades e Desafios

No passado dia 13 de Dezembro, alguns elementos da GEBALIS e da Câmara Municipal de Lisboa, reuniram-se para assistirem ao Seminário (Re)Pensar a Intervenção em Bairros Sociais – Realidades e Desafios promovido pela Câmara Municipal da Lourinhã. Foi um dia agradável de convívio e troca de conhecimentos, onde imperou a reflexão sobre o futuro da habitação social em Portugal. 

O Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte Anastácio de Carvalho, abriu a sessão falando da realidade do seu município e das boas práticas que têm sido implementadas e que resultaram em sucesso, tais como as casas comunitárias, a eficiência energética, e de uma democracia cada vez mais participativa, onde se aposta na opinião da população nomeadamente através dos orçamentos participativos.

Os temas apresentados pelo Presidente, João Duarte Carvalho,  dominaram todas as apresentações. Analisar o passado para investir no futuro, foi para todos os oradores considerada uma pratica essencial e basilar, assim como o envolvimento das populações para que seja possível a construção de bairros cada vez mais sustentáveis. 

Quando se fala em bairros, fala-se em famílias, em diferentes necessidades e características, sendo consensual que a integração não se alcança por se tratar das problemáticas da mesma forma, mas por outro lado não deverá coexistir uma barreira que separe e evidencie as diferenças entre “Nós e Eles”. Daí que, a  importância da terminologia tenha ocupado grande parte das apresentações, pois é também agora consensual que as nomenclaturas separam, distinguem e discriminam. Assim, como se concluiu que as diferenças nacionais já demonstraram que as diferentes realidades carecem de diferentes instrumentos e métodos de atuação, não se podendo usar a mesma metodologia quando as carências e recursos são totalmente dispares, daí que em alguns locais seja preferível a construção nova, e noutros a requalificação seja a resposta mais acertada. O documento que está a ser preparado sobre a Nova Geração de Habitação está a ser construído com base nestas dicotomias conforme esclareceu Ana Pinho, Secretária de Estado da Habitação, realçando que “…igualdade nem sempre é equidade!”. 

Este foi igualmente o mote das apresentações que se seguiram, realçando-se a apresentação da Dra. Marta Santos, Diretora da Direção de Intervenção Local da GEBALIS, que deu a conhecer a realidade da capital, distinta de todos os outros municípios, com desafios e consequentes respostas diferenciadas e adaptadas à realidade de Lisboa. Reforçou a importância que as pessoas têm neste contexto, quer as famílias como os técnicos, procurando que o binómio “Nós e Eles” se altere, procurando que a participação seja mais ativa, e que seja para além dos bairros, isto é, quer uma cidade onde a opinião desta população tenha uma efetiva implicação no orçamento para a cidade de Lisboa, construindo assim uma verdadeira gestão partilhada e tratando-os como munícipes que são, por outro lado ao nível das equipas que trabalham no terreno, considera essencial capacitar as estruturas, delegando e reforçando as competências dos técnicos.