Festa de encerramento do projeto Murtas em Rede

​No dia 09 de Outubro realizou-se a festa do Bairro das Murtas. O bairro tem sido intervencionado através do projeto BIP/ZIP Murtas em Rede, composto por diversas entidades, entre elas, o Centro Social e Paroquial do Campo Grande, a Junta de Freguesia de Alvalade, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a GEBALIS.


Foi dado a conhecer aos restantes parceiros o trabalho efetuado ao longo deste ano. A festa, que decorreu na sede do Museu de Lisboa, no Palácio Pimenta, iniciou com os tradicionais agradecimentos e discursos por parte de responsáveis pelo museu, paróquia, junta de freguesia e coordenadora do projeto. Seguiu-se a exibição das crianças do bairro, a dançar sevilhanas e tocar guitarras (duas das atividades desenvolvidas ao longo do ano).

Ainda antes de se abrir a exposição, foram entregues os prémios do concursos “O meu lote é 5 estrelas”. Todos os lotes ganharam um Kit de Limpeza, uma vez que é claro todo o esforço evidenciado pelos moradores no sentido de melhorar o seu lote. Os prémios maiores foram dados aos primeiros lugares no concurso: o lote 4, vencedor do concurso, recebeu um vale com a pintura das portas dos elevadores que necessitam de melhoramento e as portas das casas dos contadores. O lote 7 e o lote 11, 2º e 3º lugar, respetivamente, receberam um tapete para a entrada do prédio.

Após a entrega de prémios, abriu-se a exposição para moradores e parceiros. Aqui estão visíveis algumas das ações realizadas ao longo do projeto, tal como um pouco de história do bairro e do caminho percorrido por todos. Na entrada, está exposta a manta de retalhos feita por moradores, lojistas e parceiros de Alvalade, simbolizando que cada vez mais as Murtas são parte integrante da freguesia.