Edição do Boletim "O meu Bairro" do mês de Setembro de 2015

​​​​​​​​​​​​Todos os anos, em Setembro, reiniciam-se novos ciclos para a maioria das pessoas: é o regresso de férias, prepara-se o início de novo ano letivo, muitas empresas e serviços revigoram a sua atividade e, o final do Verão e chegada do Outono motivam novas rotinas e percursos.

Regressar à escola representa para os mais novos rever amigos e amigas, ao mesmo tempo que antecipa as novidades que podem acontecer no novo ano letivo. Para as famílias, a preparação do ano letivo implica conhecer e gerir novos horários e adaptar-se a novas exigências.
Sobretudo nesta época, não é demais reforçar a importância que a Escola tem na vida das crianças e das famílias. Para além de se aprender a ler, escrever e contar, na Escola aprende‑se a interpretar o mundo, a exercer uma profissão, a construir saberes individualmente e com os colegas e professores e a preparar um futuro útil e de cidadania. Sem escolaridade, os indivíduos vêm muito mais limitadas as suas possibilidades de emprego, de realização de negócio ou mesmo de concretização de desejos e, quem sabe, de sonhos.
Mesmo para as Famílias com mais dificuldades, a frequência da Escola e de Formação devem ser motivadas e apoiadas, por representarem a esperança de um dia de amanhã melhor.
Em Lisboa, quase todos os Bairros de Habitação Municipal têm na proximidade pelo menos uma Escola Básica e, em muitos casos até Escolas Profissionais, Centros de Formação e mesmo Universidades. ​