O Meu Bairro - Agosto 2018

​No passado mês de junho, Lisboa foi distinguida como prémio de a Capital Verde Europeia 2020. A distinção foi anunciada pelo Comissário Europeu do Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas e é o reconhecimento do trabalho que Lisboa tem vindo a desenvolver durante a última década no sentido de uma cidade mais verde e amiga das pessoas. É a primeira vez que uma capital do Sul da Europa conquista esta distinção, geralmente atribuída às cidades do Norte da Europa. 

Anualmente, cerca de  30 a 40 cidades da Europa candidatam-se a receber esta distinção - que premeia os esforços e os resultados alcançados em áreas como a ecologia, eficiência energética e da política de resíduos ou a sustentabilidade social da cidade - passando por um longo e exigente processo de candidatura e seleção.

Este ano, o júri valorizou especialmente os esforços para a construção de uma cidade mais amigável das pessoas, com destaque para a pedonalização de amplas zonas da cidade e o forte crescimento das áreas verdes, bem como os avanços conseguidos e os compromissos assumidos em áreas como a eficiência energética e a boa gestão da água.

O anuncio do prémio foi efetuado numa cerimónia que decorreu na cidade holandesa de Nijmegen, que este ano detém o galardão.