O Meu Bairro - Novembro 2017

Melhorar – sempre! – a gestão dos espaços de habitação municipal, modernizando-a e integrando as suas populações na comunidade urbana da nossa capital – eis o papel que tem vindo a ser cumprido pela GEBALIS, num momento em que se diz, e bem, que “Lisboa está na moda!”. É, por isso, com orgulho no nosso trabalho, que constatámos que pessoas e instituições de referência, nacionais e estrangeiras, querem conhecer estes territórios e apostar no seu desenvolvimento e integração.

Dar, pois, conta dos nossos projetos e trabalhos em curso é o objetivo deste Boletim. Entre todos, destacamos, com especial gosto, o projeto internacional “Camposaz”, que está a ser desenvolvido pela primeira vez em Portugal – e num território com presença da GEBALIS. O projeto envolve uma comunidade de jovens arquitetos, de ‘designers’ de vários países e de formandos do Centro de Educação, Formação e Certificação (CEFC) da Misericórdia de Lisboa (SCML), e de um Grupo de Escuteiros, entre outras instituições – os quais se envolvem simbioticamente com as populações e criam novas soluções de ocupação de espaços. 

A subida a um patamar de referência europeu e internacional da qualidade do nosso trabalho, constitui objetivo permanente do seu Conselho de Administração, partilhado pelos seus quadros e trabalhadores. Por isso, o reconhecimento e destaque pela Comissão Europeia da nossa atividade, é-nos particularmente grato. O mesmo é valido para todos os nossos parceiros. Assim foi no projeto da Academia de Líderes Ubuntu, no Bairro do Rego – o único projeto da Península Ibérica que faz parte de um conjunto de doze boas-práticas de referência selecionadas por um estudo da Comissão Europeia como casos de sucesso na Europa. A nossa política é a da integração, logo, da “antiguetização”, da não-segregação. É com esse propósito que exercemos a nossa missão. Por isso, em bairros como os de Telheiras, Vale de Alcântara ou Bensaúde, estamos a desenvolver projetos com os moradores, expandindo-se para outras zonas para além do seu bairro, envolvendo e absorvendo diferentes culturas.

Os prémios nacionais e internacionais que vimos recebendo não são apenas um motivo de regozijo. São, para além de um reconhecimento da qualidade do nosso trabalho, dentro e fora do nosso País, um fator de responsabilização interna e externa. Por isso, sentimo-nos mais fortes e apoiados. A GEBALIS cumpre, e cumprirá: um Trabalho por Lisboa! E poderá conhece-lo neste boletim.