O Meu Bairro Outubro

​23 ANOS- PASSADO, PRESENTE E FUTURO DE UM TRABALHO POR LISBOA


1995
Criada com o objetivo de promover a gestão social, patrimonial e financeira dos bairros municipais, construídos ao abrigo do PIMP - Programa de Intervenção a Médio Prazo e do PER - Programa Especial de Realojamento. Estes programas visavam eliminar os bairros de barracas que existiam em Lisboa (num total de cerca de 20 000 famílias), através da construção ou aquisição de habitação social em terrenos municipais.

2003
Em 2003, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) transfere para a gestão da GEBALIS os bairros municipais mais antigos, e até aqui sob gestão da CML, como por exemplo Bairro Quinta do Ourives, Salgadas, Quinta Chalé, entre outros.

2008
A CML promoveu através do Regulamento para Alienação de Imóveis Municipais (RAIM), em 2008, a alienação de fogos municipais aos respetivos moradores, visando «a dignificação da função habitacional, promovendo a estabilidade da comunidade e das famílias, aumentando o nível de inclusão social e contribuindo para a heterogeneidade do perfil das famílias residentes».

2017
Em 2017 a CML transfere para a GEBALIS a competência de gestão dos Contratos celebrados no âmbito do Programa da Renda Convencionada e das habitações incluídas neste programa. 

Sem esquecer a sua história, os acontecimentos marcantes do passado e os desafios do presente, é de olhos postos no futuro  e no que podemos construir que a GEBALIS comemora no próximo dia 2 de Outubro, o seu 23.º aniversário. Um agradecimento especial a todos os trabalhadores que dedicadamente levam a missão da GEBALIS mais longe.