Edição do boletim "O Meu Bairro" edição de Março de 2016

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Nas décadas de 80 e 90 verificou-se por parte da autarquia da cidade de Lisboa e do governo, a grande preocupação na erradicação dos bairros de barracas existentes na cidade. 
Recorrendo-se a fundos comunitários, foi então possível construir uma série de novos bairros espalhados pela cidade para o realojamento da população que vivia em condições mais precárias.
Através de um programa​ de financiamento comunitário, foi possível criar aquilo a que se chamou de Plano Especial de Realojamento (PER), que era um plano de construção em grande escala e urbanização de determinadas zonas da cidade, a que se juntou também a recuperação da área onde atualmente se situa toda a zona do Parque das Nações e a construção da Ponte Vasco da Gama.
Graças a este programa e ao grande esforço efetuado nessa altura, foi possível acabar com as barracas existente na cidade
Preocupados com a melhoria da qualidade de vida dos moradores nos bairros municipais de Lisboa, e não havendo atualmente programas  que nos possibilitem nova construção em massa, urge arranjar novas soluções para responder a questões mais prementes que encontramos nos bairros que gerimos. É com este princípio que surgiu um novo programa e uma nova designação de que damos exemplo nesta edição do boletim. Estamos a falar da regeneração dos bairros e a forma de gestão partilhada e participada através dos GABIP da Boavista e Padre Cruz.
É uma nova forma de pensar e agir na gestão da habitação social que estamos certos será do agrado da população.