Relatório e Contas 2019

​​​​O Relatório de Atividade e Contas 2019 descreve as atividades desenvolvidas ao longo do ano, em conformidade com o respetivo Plano de Atividade e Orçamento. Evidência  o compromisso da GEBALIS em continuar o seu serviço à cidade e a quem vive e trabalha em Lisboa, com o objetivo de responder com qualidade nos serviços prestados, perseguindo uma política de responsabilidade social, promovendo os Direitos Humanos, a coesão social, a igualdade de oportunidades, a diversidade e a interculturalidade, tanto para residentes em habitação pública como para organizações parceiras – não esquecendo os seus trabalhadores e trabalhadoras, as entidades parceiras e todos os intervenientes, sem os quais o trabalho desenvolvido, não teria sido possível. Dele, destacamos:

1. A consolidação da situação económica da empresa, respeitando todas as obrigações legais e, para além disso, cumprindo a renovação do “Compromisso Pagamento Pontual”;
2. A consolidação da nova estrutura da empresa, criada em 2017, para responder aos novos desafios decorrentes da alteração estatutária e que definiu o novo âmbito de atuação da GEBALIS. Sublinha-se que esta consolidação incluiu também o reforço de equipas em diferentes Unidades Orgânicas da empresa, o investimento na capacitação e formação de Recursos Humanos e a contínua melhoria das condições de trabalho dos Trabalhadores;
3. A Certificação da GEBALIS pela bem-sucedida implementação do seu Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal, na sequencia do público reconhecimento da empresa, pela Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade, como Organização-Bandeira do “Pacto para a Conciliação” e como entidade aderente ao “Programa 3 em Linha”, promovido pelo Governo de Portugal no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e Não-Discriminação 2018-2030 “Portugal + Igual”;
4. A persecução da Intervenção Local, ancorada nos eixos orientadores: I) prestação de um serviço de qualidade; II) reforço da proximidade; III) promoção da participação cidadã;
5. O reforço e desenvolvimento de parcerias locais e institucionais-chave, a operar na cidade e nos territórios sob gestão da GEBALIS; 
6. O início do Programa GEBALIS “Lotes ComVida”, com indicadores de desempenho e resultados obtidos relevantemente positivos;
7. As Iniciativas e Projetos Comunitários GEBALIS: o “Rock the House”, o “Cinema Insuflável” e o “Community Champions League” – este último, em Parceria com a Fundação Benfica;
8. A continuação dos programas de capacitação social “Guardiões do Jardim” e de intervenção estrutural “Intervenções Construtivas que Facilitam a Vivência no Interior das Habitações” e “LIFE – Habitação de Uso Universal” – todos eles já publicamente premiados, com os dois últimos a obterem distinções em 2019 (“Selo da Diversidade e Inclusão” pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão e “Reconhecimento de Práticas de Responsabilidade Social” pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial);
9. A continuação da concretização das obras de reabilitação de edifícios municipais de habitação, programadas no âmbito do Programa de Reabilitação de Fogos Municipais de Lisboa “Aqui Há Mais Bairro”, inserido nos Contratos-  -Programa celebrados com a Câmara Municipal de Lisboa. Ao abrigo dos CP398/CM/2015 e CP349/CM/2018 foram reabilitados 454 fogos habitacionais, o que corresponde a uma execução de cerca de metade do valor contratualizado (49%); 
10. A submissão de duas novas candidaturas aos programas PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano) e PARU (Plano de Ação de Regeneração Urbana) de Lisboa, no âmbito dos referidos Contratos-Programa celebrados com a CML, em acumulação com o acompanhamento da execução das quatro candidaturas PEDU aprovadas em 2017; 
11. A subida a um patamar de referência europeu e internacional da qualidade do trabalho da GEBALIS, que constituiu objetivo permanente do seu Conselho de Administração, partilhado pelos seus quadros e trabalhadores. Por isso, o reconhecimento e destaque pela Housing Europe da nossa atividade, materializado na aprovação da nossa Candidatura de Filiação, é-nos particularmente grato.
12. A continuação da prática ativa da Política de Responsabilidade Social da GEBALIS, tanto a nível interno, como junto das comunidades e territórios em que a empresa opera;
13. A adaptação do Código de Ética da Empresa à luz do conjunto de princípios e valores definidos pela Norma Portuguesa NP4552:2016, na qual o Sistema de Gestão de Conciliação da GEBALIS se baseia e a subsequente aprovação do documento;
14. A revisão e aprovação do Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas, em vigor desde 2010;
15. Por último, mas não menos importante: a positiva melhoria da comunicação empresarial da GEBALIS, tanto a nível interno como externo.
Sublinhar também que todas as atividades implementadas e todos os resultados conseguidos traduzem, também, a boa relação de parceria com as diversas entidades que trabalham na e para a cidade, em conjunto com a GEBALIS. Salientar a profícua colaboração com os diversos Serviços da Câmara Municipal de Lisboa; com as Juntas de Freguesia; com as organizações e coletividades sem fins lucrativos de índole cultural, social, recreativo e desportiva; com as IPSS; com a SCML; com Escolas de vários níveis de ensino, regular e profissional; com o IEFP; com os Grupos de Parceiros; com os Grupos Comunitários; com as Redes de Parcerias Sociais – e com outras entidades que contribuíram para uma intervenção articulada e integrada, e para uma melhor rendibilização dos recursos e técnicas disponíveis.  
O atual contexto de crise – em curso à data da elaboração do presente Relatório – impõe a adoção de medidas preventivas e de contingência, indispensáveis para responder aos tempos difíceis e de incerteza que se enfrentam. Exige, também, uma resposta social das Organizações, assente na responsabilidade e na solidariedade, que potencie a capacidade de, coletivamente, reagirmos e vencermos este desafio.
À luz deste contexto pandémico, a GEBALIS respondeu positivamente e adaptou a sua atividade e a prestação dos seus serviços, com o objetivo de dar resposta às necessidades sociais e económicas que quem vive e trabalha na cidade de Lisboa sente neste momento.