Plano Especial de Realojamento – Mudar de casa Mudar de vida

​Em 7 de maio de 1993, era então primeiro-ministro, Aníbal Cavaco Silva, o Ministério das Obras Públicas apresentou o Programa Especial de Realojamento - PER ”  “A dimensão do problema implica(va) uma conjugação de esforços entre as Administração Central e Local, bem como de outras entidades direta ou indiretamente ligadas à problemática da habitação social”. O desígnio nacional de erradicar as barracas dos municípios das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Em 23 de maio de 1994 era assinado o Acordo Geral de Adesão ao PER entre o Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado (IGAPHE), o Instituto Nacional de Habitação (INH) e o Município de Lisboa, era então presidente da CML, Jorge Sampaio. 

Começava aquela que foi a maior operação de regeneração urbana da cidade, o maior programa de habitação pública no país, após o 25 de Abril, e acima de tudo a conciliação de Lisboa com os mais desfavorecidos.

No total, e segundo dados do Relatório Final da Execução do PER em Lisboa foram construídas 9.136 casas e  realojadas 13.596 famílias, distribuída por 65 empreendimentos, 36 bairros, disseminados pela cidade de Lisboa, sendo que 25 foram promovidos diretamente pelo município através de empreitadas e 40 por aquisição de empreendimentos construídos em terrenos inicialmente municipais por várias entidades, nomeadamente Empresa Pública de Urbanização de Lisboa - EPUL, SGAL, Empresas de Construção, Consórcios de Empresas de Construção e algumas Instituições (IPSS).

Em 1995, é criada a GEBALIS, com a missão de acompanhar estas famílias e os bairros desde a sua construção até aos dias de hoje.