2 de Maio em obra

​Fazendo coincidir com a data que lhe dá o nome, iniciaram-se as intervenções previstas no âmbito do Contrato Programa 398/CML/2015, do Bairro 2 de Maio, nos primeiros vinte e um lotes (lotes 1 a 13 e 15 a 22) a serem intervencionados.

A empreitada 20/GEBALIS/2016 prevê um conjunto de obras de requalificação com vista ao aumento do conforto, segurança e qualidade de vida dos residentes, que irá abranger os seguintes aspetos: reparação de empenas, revisão de coberturas e de infraestruturas técnicas de gás, eletricidade, esgotos e água.

No caso concreto está previsto a reparação das empenas e coberturas, incluindo a substituição das janelas de ferro e de madeira por alumínio, para além da reparação das fachadas e empenas em que se prevê a colocação de um novo revestimento que irá dar uma melhoria térmica e maior conforto às habitações.

A rede de gás de todos os prédios vai ser revista e todos os lotes irão ficar preparados para receber gás canalizado, embora existam algumas zonas do bairro que ainda não tem abastecimento por parte das concessionárias.

Também as instalações elétricas e de água a montante vão ser renovadas, bem como a intervenção nos pisos técnicos para verificação do sistema de esgotos.

A obra tem uma duração prevista de 11 meses.

Inicialmente este bairro era constituído por um conjunto de prédios que pertenciam à Fundação Salazar. Após o 25 de Abril de 1974 (exatamente no dia 2 de Maio), estes 25 prédios que ainda se encontravam inacabados, foram ocupados por famílias com dificuldades económicas.

Foi então criada uma Associação de Moradores que em conjunto com a Fundação Salazar organizou os agregados pelas tipologias dos fogos, permitindo a conclusão da sua construção. Os restantes Lotes (39) foram construídos pela C.M.L.

Em 1996 os fogos da Fundação Salazar passaram para a gestão da C.M.L. e em 2003 para a gestão da GEBALIS.