Entregues as primeiras casas municipais no centro histórico

​No passado dia 17 de julho,  foram entregues as primeiras 52 chaves aos moradores do Programa "Habitar o Centro Histórico". Uma iniciativa da CML que disponibiliza 100 habitações municipais aos moradores dos bairros históricos, em risco de ficar sem contrato de arrendamento.

Acompanhado da Vereadora da Habitação, Paula Marques e dos Presidente das juntas de freguesia de Santa Maria Maior e da Misericórdia, Miguel Coelho e Carla Madeira, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa esteve na Rua do Recolhimento onde entregou simbolicamente a primeira chave à Dª Maria Simões Francisco, seguindo-se depois uma “visita” à nova casa do Sr. António Caldeano, na Calçada de São Vicente.

Para Fernando Medina “este é um momento de especial importância perante a grave crise que vivemos no acesso à habitação e que só a alteração da lei do arrendamento permitirá recuperar alguma normalidade no mercado de arrendamento em Lisboa. É necessário que sejam criados incentivos para que os arrendatários coloquem os imóveis em contratos de longa duração.”

Para o presidente da capital a CML tem uma palavra a dizer para combater forma a combater esta situação “estamos a recuperar 630 casas do património municipal que serão entregues até setembro com rendas acessíveis que as pessoas possam pagar e que irão beneficiar mais de 2 mil pessoas .”

As primeiras 52 chaves

Depois da deslocação até São Vicente para a entrega da casa à Dª Maria Rosa Marques pela vereadora Paula Marques e pela presidente da junta de freguesia, Natalina Moura, foi tempo para seguir até à Misericórdia.

No centro cultural das Gaivotas, as restantes 46 famílias que receberam uma nova habitação no âmbito do programa municipal Habitar o Centro Histórico assinaram os seus contratos e receberam chaves.

A cerimónia, que Paula Marques dedicou a João Semedo, contou com a presença de Carla Madeira, presidente da junta de freguesia da Misericórdia, e Inês Carrolo, representante da Junta de freguesia de Santo António. Foi o final da primeira fase de entrega de chaves deste programa de habitação municipal destinado a moradores do centro histórico, que assim puderam continuar a viver nestas áreas da cidade.     

Habitar o Centro Histórico

Este primeiro concurso envolveu 100 habitações, que terminou a 5 de maio e foi direcionado para as freguesias de Santo António, S. Vicente, Misericórdia e Santa Maria Maior 

Candidataram-se ao Programa Habitar no Centro Histórico 110 famílias sendo que a maioria indicou necessitar de T1 e T2.

Para se poderem candidatar, as famílias em causa tinham de ter um contrato de arrendamento nas freguesias abrangidas há mais de 5 anos e de residir numa das quatro freguesias referidas há pelo menos 10 anos. Era ainda necessário estar em risco de comprovada perda de habitação por despejo ou oposição ao contrato.

O Programa Habitar o Centro Histórico é uma das várias iniciativas que têm vindo a ser delineadas pela autarquia para criar condições que permitam às pessoas continuar a viver em Lisboa a preços acessíveis. 

A CML está ainda a apostar na construção de centenas de fogos para colocar no mercado no âmbito do Programa Renda Acessível.

(Texto/Foto - CML)