Escola inclusiva no Bairro do Armador

​“O que vês, o que vejo”, o título do livro da Sala das Mãos é um bom exemplo do que acontece diariamente na Escola Básica do Bairro do Armador. Um equipamento de referência para alunos cegos e de baixa visão que hoje recebeu a visita da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência acompanhada pela Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Lisboa.

Numa conversa animada na “Sala das Mãos”, Ana Sofia Antunes partilhou experiências e esclareceu muitas das dúvidas do Denilson, do Neriano e do Abulai, três dos 18 meninos, sete cegos e onze de baixa visão, que frequentam esta escola de Lisboa.

Aqui todos têm email e computador adaptado às necessidades de cada um, para alguns os testes são mesmo feitos em suporte informático e “todos são perfeitamente autónomos, mesmo os mais pequeninos” explicava a Professora Graça, uma dos quatro docentes com formação na área da deficiência visual que acompanham estes meninos.

Muitos deles são oriundos de países lusófonos que chegam a Portugal para receber tratamentos médicos nos hospitais de Lisboa.

Catarina Albergaria e Ana Sofia Antunes quiseram saber as rotinas destas crianças, a forma como lidam com os obstáculos, e deixaram alguns conselhos, “não deves ficar triste se não podes ser piloto, em todas as áreas há sempre coisas que gostamos de fazer”, confortava a Secretária de Estado.

A escola está perfeitamente adaptada, com corredores livres sem obstáculos mas ainda assim Ana Sofia Antunes fez questão de explicar a importância do uso da bengala que considerou fundamental “não vales menos por aquilo que mostras exteriormente, tens que te sentir bem contigo próprio e a bengala é tua aliada”.

Fruto de parcerias com mecenas, as crianças, que vão do pré-escolar ao segundo ciclo do ensino básico, da Escola do Bairro do Armador têm ainda aulas de judo, treinos de atletismo e formação musical.



(Texto/Foto - CML)