Fernando Medina e Vereadores tomaram posse para o quadriénio 2017/2021: Inventar o novo para vencer no futuro

​Sob o mote “Inventar o novo para vencer no futuro”, realizou-se no dia 26 de outubro de 2017 na Praça do Município, a tomada de posse do novo executivo da Câmara Municipal de Lisboa, para o quadriénio 2017/2021, resultado das eleições realizadas a 1 de Outubro.

No seu discurso de tomada de posse, Fernando Medina apontou como prioritários cinco eixos, que passam pelos transportes, a coesão, a justiça, a prosperidade, a tolerância, a diversidade, a participação, a democracia e a descentralização.
“O nosso tempo é o tempo de Lisboa, de vencer obstáculos, de encontrar soluções, de promover mudanças, de mobilizar vontade e de inventar o novo.” Palavras de Fernando Medina (ver discurso).

A descentralização e os transportes públicos foram destacados no discurso como prioritários para a ação da Câmara Municipal de Lisboa, tendo ficado também como grande nota a aquisição de mais 30 elétricos e a construção de 6 novos centros de saúde de nova geração para a cidade.

A presidente da Assembleia Municipal, Helena Roseta, deu posse ao presidente da Câmara, Fernando Medina (eleito pelo PS), e aos restantes 16 vereadores do executivo. 

O executivo socialista será composto por Fernando Medina (presidente), Duarte Cordeiro, Paula Marques, Manuel Salgado, João Paulo Saraiva, Catarina Vaz Pinto, José Sá Fernandes e Miguel Gaspar, mas ainda não são conhecidas as pastas que assumirão. 
Pela Coligação Nossa Lisboa (CDS-PP/PPM/MPT) tomaram posse Assunção Cristas, João Gonçalves Pereira, Maria Zagalo e Miguel Moreira da Silva. 

Pelo PSD, tomou posse Teresa Leal Coelho, que é reconduzida, e o estreante João Pedro Costa. 
A CDU (coligação PCP/PEV) elegeu João Ferreira e Carlos Moura, enquanto o vereador do Bloco de Esquerda (BE) será Ricardo Robles. 

Para além dos 51 deputados eleitos diretamente, foram também empossados os 24 presidentes das Juntas de Freguesia, que integram a assembleia por inerência: Jorge Marques (Ajuda), Davide Amado (Alcântara), André Caldas (Alvalade), Fernando Braancamp (Areeiro), Margarida Martins (Arroios), Ana Gaspar (Avenidas Novas), Silvino Correia (Beato), Fernando Ribeiro Rosa (Belém), Inês Drummond (Benfica), Pedro Cegonho (Campo de Ourique), André Couto (Campolide), Fábio Sousa (Carnide), Luís Newton (Estrela), Pedro Delgado Alves (Lumiar), José António Videira (Marvila), Carla Madeira (Misericórdia), Rute Lima (Olivais), Parque das Nações (Mário Patrício), Sofia Dias (Penha de França), Maria da Graça Ferreira (Santa Clara), Miguel Coelho (Santa Maria Maior), Vasco Morgado (Santo António), António Cardoso (São Domingos de Benfica), Natalina Moura (São Vicente).

No final da cerimónia, em que tomaram posse os deputados municipais, incluindo todos os presidentes de junta de freguesia que integram aquele órgão por inerência, presidente da Câmara Municipal e vereadores eleitos, decorreu no Salão Nobre uma reunião da Assembleia Municipal para eleição da mesa.