GEBALIS ajudou a mobilar residências assistidas no Bairro Padre Cruz

​A GEBALIS, através do Banco de Bens Doados, ajudou a mobilar sete apartamentos das Residências Assistidas no Bairro Padre Cruz.

As residências Assistidas são ainda estruturas pouco comuns em Portugal, no entanto, através da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, foi possível a construção de um desses estabelecimentos com 30 quartos, sendo 6 deles duplos (destinados a casais), possibilitando desta forma dar resposta a 36 utentes no total.

As caraterísticas da nova unidade recentemente inaugurada acabam por ser uma novidade por terem no mesmo edifício, a funcionar, um centro de dia e uma creche, para além da estrutura arquitetónica em que foi construída.

Numa primeira fase estas residências assistidas são dirigidas às necessidades da população do Bairro Padre Cruz e posteriormente aberto às necessidades da cidade de Lisboa, podendo quem esteja interessado inscrever-se diretamente na unidade ou junto da Associação de Moradores do Bairro Padre Cruz. 

As principais condições para admissão é ter mais de 65 anos e ser autónomo na realização das suas tarefas diárias.
Quem vai para estas residências assistidas tem de mobilar e decorar o seu apartamento, devendo ter em conta algumas regras estabelecidas pela Santa Casa. No entanto nem sempre as pessoas o conseguem fazer, pelo que a GEBALIS, respondendo a solicitações dos novos moradores ajudou a mobiliar alguns apartamentos.

As pessoas comtempladas todas elas têm histórias diferentes e muito complicadas. Falamos com três dessas pessoas, que foram também das primeiras a habitar as residências assistidas.

Luís Alberto Delgado não era morador em bairros sociais, foi sinalizado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, sendo a sua situação uma das primeiras respostas ao nível da cidade de Lisboa.
Estava numa situação muito precária num dos bairros de Lisboa e pelas suas palavras diz que o facto de vir viver para a unidade foi das melhores coisas que lhe aconteceu na vida.

Antes vivia numa associação, repartindo um apartamento com mais onze pessoas, agora está num apartamento sozinho, num espaço só seu, sentindo-se bastante mais tranquilo. Os amigos dizem até, que já está mas gordo, diz rindo.
Oriundo da Guiné, está em Portugal por motivos de saúde. O Sr. Luís tem o apoio alimentar da Santa Casa e frequenta os passeios e algumas atividades do centro de dia. 

Os utentes da residência podem ter a sua vida completamente autónoma, podendo conviver com a família ou amigos, que não podem pernoitar. Têm ainda apoio ao nível de apoio domiciliário e alimentar. As pessoas neste espaço estão sempre acompanhadas e apoiadas. 

O Sr. Luís Delgado diz que tem saudades das pessoas, não tem saudades das condições em que vivia. O bairro é muito calmo e sinto-me muito feliz. Agradeço às instituições que garantem este projeto, pois é um grande projeto.
As pessoas não devem ir por aquilo que os outros dizem, as pessoas que venham ver e venham experienciar esta nova situação. Apela o Sr. Luís.

Maria Manuela Monteiro de 77 anos era já moradora no Bairro, mas diz que com a vinda para a residência renasceu 20 anos. Na casa onde estava antes, sentia-se uma intrusa e insegura.
Os filhos estão todos muito longe, por isso tem pouca ligação com a família, mas agora tem uma nova família.
A D. Manuela diz que tem uma vida muito ativa, faz parte do teatro do Centro de Dia, do coro e também pinta.

José Mário Afonso foi o último dos residentes com que falámos. Também ele era morador no Bairro Padre Cruz, está nas residências há cerca de 2 meses. Na casa antiga não conseguia manter a casa e hoje sente-se muito feliz, a Junta de Freguesia ajudou nas mudanças e conseguiu ainda trazer as suas mobílias da casa antiga.

Tem apoio alimentar do Centro de Dia e frequenta a Cantina Social do Bairro Padre Cruz. A Santa Casa ajuda de várias formas essencialmente a nível de apoio para os medicamentos. Gosta muito dos restantes habitantes da residência, sente-se com uma nova proteção acabando por considerar já que com a vinda para a Residência ganhou uma nova família.

Sempre trabalhou como vendedor, mas devido a uma grave depressão, esta resposta foi maravilhosa para ele, que também tem algumas limitações ao nível físico.