GEBALIS participou no GIRO 2017

​Na passada sexta-feira, dia 13 de Outubro a GEBALIS participou no GIRO, a maior iniciativa nacional de voluntariado corporativo, organizado pelo GRACE.

A Gebalis, no âmbito do voluntariado empresarial, foi coorganizadora, juntamente com o GRACE, da atividade na cidade de Lisboa designada “ Um dia no “meu” bairro! que consistiu na construção de 3 hortas pedagógicas em três equipamentos infantis/juvenis, que têm um papel fundamental na comunidade: Jardim de Infância no Centro Social da Musgueira; Centro de Acolhimento Infantil do Bairro da Cruz Vermelha da SCML e Centro de Artes e Formação da Junta de Freguesia do Lumiar. Estas ações contribuíram para a requalificação de espaços que estavam sem utilização e para a sensibilização e contacto com o mundo botânico dos intervenientes, à semelhança do projeto dos guardiões de Jardim desenvolvido pela Gebalis. As hortas foram realizadas pelos 37 voluntários envolvendo os utentes destas instituições numa perspetiva de partilha e aprendizagem.
No período da tarde os participantes e os utentes do Centro de Dia, do Centro Social da Musgueira, tiveram ainda a possibilidade de adquirir alguns conhecimentos práticos através de uma ação de sensibilização, dada por um dos colaboradores da GEBALIS que é Bombeiro Voluntário, sobre o tema da prevenção de incêndios em meio urbano. 
O tema deste do GIRO este ano foi dedicado aos incêndios, na sequência do flagelo dos fogos que atingiram proporções catastróficas em 2017.

Assim, a nível nacional, no dia 13 de Outubro, 54 empresas associadas, 7 entidades académicas e mais de 850 voluntários participaram em 8 ações, incluindo Regiões Autónomas.
Em cada uma das oito zonas de intervenção, o GRACE contou ainda com o apoio de entidades dedicadas ao ambiente, à natureza ou ao património: Futuro–Projeto das 100 mil árvores, Associação de Produtores e Proprietários Florestais do Concelho de Penela (FLOPEN), Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A., Centro de Educação Ambiental da Mata Nacional da Machada e Sapal do Rio Coina, Departamento de Conservação de Natureza e Florestas (DCNF) do Algarve e Sociedade Portuguesa do Estudo das Aves (SPEA).

Empresas associadas do GRACE participantes: A. Silva Matos, Auchan; Biorumo, BSD Consulting, CORE, Delta Cafés, DHL, Esposende Ambiente, Essilor, Europcar, everis, Fundação BP, Fundação EDP, Fundação Manuel António da Mota, Fundação Montepio, Fundação PT, Gebalis, Groundforce, Grupo CH, Inspira Santa Marta Hotel, J Walter Thompson, Klepierre, Laranja Mecânica, Lift Consulting, Lipor, Makro, McDonald’s, Michael Page, Miranda & Associados, MLGTS, Moneris, MSD, Neya Lisboa Hotel, Pfizer, Portugália, Prio, Prosegur, Quasar, Resiquímica, Ritz Four Seasons Hotel, RTP, Sair da Casca, Santander Totta, SDL, Servilusa, Sérvulo & Associados, Trivalor, TurnAround Social, Unicer, Universidade Europeia, Vale de Lobo, ViaDireta, VdA, wDMI, Widex e Xerox.

Entidades convidadas: CECD Mira Sintra, Universidade Portucalense, ISCAL, ISCSP, Instituto Superior Técnico e Universidade de Aveiro.