GEBALIS impulsiona Intervenção Artística no Bairro 2 de Maio

​A Arte Urbana é uma manifestação artística realizada em espaço público e que serve para a melhoria e harmonia dos espaços. Se for feita de forma coletiva e participativa propicia a elevação do nível de pertença dos moradores, a valorização destes espaços e a confraternização comunitária.

​​​​Esta intervenção enquadra-se numa das missões da GEBALIS, no sentido em que tem como objetivo a transformação social por meio da participação, favorecendo o processo decisório da comunidade. Isto, porque tem como fundamento a perspetiva dos moradores e, como consequência, a preservação das memórias de quem lá vive.

A Intervenção Artística a acontecer no Bairro 2 de Maio, é inspirada numa experiência realizada na Holanda - “Dutch Masters Revisited”. Consiste em retratar as pessoas que se destacaram simbólica e historicamente num determinado período ou que se destacam numa comunidade, e introduzindo-as em obras de artes clássicas e conhecidas de todos.

A GEBALIS, a GAU- Galeria de Arte Urbana, o Museu de Lisboa, a Associação de Moradores do Bairro 2 de Maio e os moradores do Bairro 2 de Maio associaram-se para a concretização deste projeto, visando o princípio da equidade, transparência e diálogo com moradores da forma mais extensa possível.
Para este projeto acontecer, foram realizadas um conjunto de iniciativas participativas: a auscultação à comunidade para escolha das personalidades do bairro e das obras do acervo do Museu de Lisboa, a sessão fotográfica com as personalidades que integram as obras de arte urbana, a realização da Tertúlia “que histórias conta o 2 de Maio” e a pintura das empenas.

Mariana Santos e Tiago Salgado foram os dois artistas escolhidos para esta intervenção artística e a cada um deles foram atribuídas 3 empenas. 
Esta intervenção no Bairro 2 de Maio irá integrar os roteiros de visitas de arte urbana na cidade, não só pela dimensão das obras de arte, mas, também, pela simbologia e a metodologia participativa que foi implementada no projeto.