GEBALIS leva LIFE ao Simpósio Interações


A GEBALIS marcará presença no próximo dia 24 de fevereiro, quarta-feira, no Simpósio Interações subordinado ao tema De volta a casa: abordagem integrada à mobilidade.
Com um painel de convidados maioritariamente ligados ao Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão, a GEBALIS apresentará o Programa LIFE- Fogos de Uso Universal, mostrando aos participantes a metodologia do programa, o recurso à domótica e o impacto da sua intervenção junto dos residentes com deficiências profundas, na sua qualidade de vida e mobilidade. Convidamo-lo(a) desde já a juntar-se a nós nesta sessão inscrevendo-se em:  https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN__w1QLYQcRqyE6IJSmc16Ug

Programa:
14:30 Mário Rui André
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
14:35 Jorge Torgal
Escola Superior de Saúde do Alcoitão
14:50 Pedro Pinto de Jesus
GEBALIS
15:05 Catarina Teles de Araújo
Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão
15:20 Debate (resposta a questões via chat)
15:40 Maria Jesus Rodrigues
Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão


Tema da sessão:

A redução da mobilidade residencial é uma das causas mais importantes de institucionalização das pessoas mais velhas. Contudo, tornando-se a casa o local onde as pessoas desejam viver o máximo de tempo possível, esta deverá ser capaz de potenciar a mobilidade, a autonomia e o bem-estar. A complexidade destes desafios impõe, assim, uma abordagem integrada e multidisciplinar à capacitação do espaço habitacional, no sentido de promover um envelhecimento ativo e saudável. Ou seja, é necessária a convergência de sinergias, de conhecimentos e de competências para a otimização da segurança e da mobilidade em contexto habitacional, materializada através da intervenção de diferentes áreas e setores: arquitetura e engenharia residencial, design e domótica digital, domínios associados à prestação de cuidados (e.g.: enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia, entre outros).

Sobre o Simpósio Interações:

A 3ª Edição do Simpósio Interações, organizado pela Unidade de Missão “Lisboa Cidade de Todas as Idades”, irá reunir, através de 16 sessões temáticas realizadas online, um conjunto de académicos, investigadores, decisores, empreendedores e outros especialistas na área da longevidade e do envelhecimento, com a finalidade de debater os desafios que se colocam à promoção de uma sociedade para todas as idades. Neste âmbito, procurar-se-á, ainda, dar a conhecer e promover o intercâmbio de “Boas Práticas” e o posicionamento dos diferentes departamentos e serviços da Santa Casa nesta matéria.
As sessões abordarão um leque variado de temas na área do envelhecimento, desde os aspetos relacionados com as representações sociais da velhice e dos estereótipos idadistas, passando pelos processos de transição para a reforma, até aos desafios associados ao envelhecimento na comunidade na era do digital. Em particular, procurar-se-á dar relevo à componente habitacional e do espaço público enquanto alavanca de dinâmicas facilitadoras da transição do hospital para a comunidade, com impacto nas políticas relativas à continuidade dos cuidados.
Para além de convidados nacionais de relevo, teremos também convidados reconhecidos a nível internacional, que certamente contribuirão para melhor compreendermos os desafios com que nos confrontamos na afirmação de uma sociedade para Todas as Idades, mais justa, coesa e solidária.