GEBALIS presente no Dia da Conciliação do LNEC

O Presidente do Conselho de Administração da GEBALIS, Dr. Fernando Angleu, esteve presente no Dia da Conciliação do LNEC, evento inserido no âmbito das comemorações dos 75 anos do LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), com o propósito de divulgar o trabalho, que está a ser desenvolvido, de implementação de um Sistema de Gestão da Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal no LNEC, segundo a norma certificadora NP 4552:2016.  

Na GEBALIS, num percurso de cerca de 1 ano – Dez. 2018 a Fev. 2020 – foi concretizada a implementação do Sistema de Gestão da Conciliação e obtida a Certificação. O novo ciclo já se iniciou e as primeiras ações irão decorrer em Novembro de 2022, estando previsto para o início de 2023 a conclusão do processo de recertificação.

Num processo contínuo que envolve vários grupos de trabalho multidisciplinares, este Sistema de Gestão tem uma crucial capacidade de gerar valor acrescentado na concretização da missão de qualquer organização. Na GEBALIS foram decididas medidas que potenciam uma melhor conciliação das três esferas – pessoal, familiar e profissional – a todos os colaboradores. 

Estas medidas têm tido uma taxa de adesão muito significativa e permitem trabalhar no presente com uma perspetiva futura, de Responsabilidade Social e de Bem-Estar de todos os que trabalham na Empresa.

Em 2021, Associação Portuguesa de Ética Empresarial convidou a GEBALIS para integrar a Comissão Técnica (CT179) que elaborou a proposta de revisão da Norma Portuguesa do Sistema de Gestão de Conciliação, que se encontra em consulta pública até ao próximo dia 15 de Outubro. 

No painel de oradores do evento esteve igualmente a Engª Laura Caldeira, Presidente do LNEC, Dra. Carla Tavares, Presidente da CITE (Comissão para Igualdade no Trabalho e no Emprego) e o Eng.º Mário Parra da Silva, Presidente APEE (Associação Portuguesa de Ética Empresarial).