Lançamento da 1.ª Pedra da Academia Jorge Pina - O INÍCIO DE UM SONHO

​Realizou-se hoje, pelas 12h, a cerimónia simbólica de lançamento da 1.ª Pedra da Academia Jorge Pina, no Bairro do Armador, em Marvila.

 A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo, do Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa,  Fernando Medina e Duarte Cordeiro, do Presidente da Junta de Freguesia de Marvila, José António Videira, do Conselho de Administração da GEBALIS, Pedro Pinto de Jesus e Maria Helena Correia, entre outras entidades e várias marcas que apoiam a Associação Jorge Pina e os seus projetos.

Este sonho do atleta Jorge Pina começou a materializar-se no passado mês de Março, com a assinatura de um Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo, com a Câmara Municipal de Lisboa, que visa o financiamento da implantação da Academia Jorge Pina, no Bairro do Armador.

Este projeto está vocacionado para o envolvimento da comunidade na prática desportiva e atividades sócio-culturais e o seu objetivo é desenvolver o potencial e a auto-confiança, autonomia e responsabilidade na comunidade local, Marvila. Cinco estúdios de 80m2 e um ringue de boxe e desportos de combate, darão vida a este espaço para todos, para Marvila e para Lisboa.

Nas palavras do Secretário de Estado "Jorge Pina é um atleta respeitado e um cidadão comprometido com o desporto e  com a igualdade. Fernando Medina, Presidente da CML, destaca uma frase de Jorge Pina que diz tudo sobre a sua pessoa e sobre o seu projeto: "Não perdi a visão, aprendi a ver de outra forma"

Jorge Pina é uma referência do boxe português. Sagrou-se campeão nacional ao serviço do Sporting Clube de Portugal, e a sua carreira internacional levam-no a preparar-se para a conquista do título de Campeão Mundial, nunca alcançado pela fatalidade de ter perdido a visão. Esta adversidade obriga-o a reformular a sua vida e a deixar de ser pugilista.

Profissionalmente trabalha como personal trainer, mas em paralelo desenvolve a carreira de atleta paralímpico e apoia jovens nas suas escolhas e opções de vida.