GEBALIS participa no Open day – Arquitetura Digital

​Realizou-se no passado dia 29 de março no auditório Mário Murteira, no ISCTE- IUL o dia aberto sobre os processos digitais colaborativos no âmbito do Programa Doutoral em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos na especialidade de Arquitetura Digital.


Na sessão de apresentação a GEBALIS esteve representada pela Responsável do Gabinete do Vale de Alcântara, Ana Lúcia Costa, que para além de ter feito uma apresentação geral da empresa fez o enquadramento do realojamento do antigo Casal Ventoso para o agora Vale de Alcântara.

O objetivo do encontro era o de junção entre o mundo académico e os desafios do dia-a-dia, neste caso concreto relatado através das barreiras arquitetónicas do terreno refletidos em:
Escadas nas entradas de lote
Escadas no início das bandas 
Escadaria de acesso ao bairro
Passagem aérea pedonal (tentativa de união dos dois lados da avenida)
Carros mal estacionados (dentro dos pátios)
Varandins corridos

Algumas soluções encontradas para os problemas:
Rampa para acesso aos lotes
Elevador colocado na lateral do prédio
Colocação de pilaretes no acesso aos pátios e sensibilização da população.

Pedro Gouveia do Câmara Municipal de Lisboa apresentou o Projeto Anda Lisboa! Que reflete muitas das preocupações da Câmara, constituindo uma estratégia para melhorar a nossa rede pedonal (passeios, passagens de peões e paragens de autocarro), tornando-a segura e acessível a todos.

Por fim Winston Jerónimo apresentou uma outra visão da situação através de uma dissertação sobre o sénior ativo: desafios para a sua integração e gestão no contexto organizacional, em que defendo os princípios da sustentabilidade, chegando-se à conclusão de que a população não está a crescer, as pessoas estão é a viver mais

1900 – média de vida 45 anos
2000 – média de vida mais de 80 anos
2100 – quantos anos mais a fazer o quê e em que contexto e como

Pode ser definida como as oportunidades económicas decorrentes da despesa pública e do consumidor relacionadas com o envelhecimento da população e as necessidades específicas da população com mais de 50 anos.
A Silver Economy (medicamentos, vestuário, lares, sensores biométricos de várias patologias, etc.) é a terceira maior economia do mundo.

Por isso, para garantir a melhoria da sustentabilidade da despesa pública, é preciso pensar em novos mercados, habitação amigável, maior mobilidade, integração no trabalho, responsabilidade social no âmbito corporativo e de cidadania.