Programa LIFE - Entrega mais uma chave

Ontem foi um dia especial para o Daniel e para a Lúcia! Foi entregue mais uma casa de uso universal requalificada pelo Programa LIFE, desta vez no Bairro Casal dos Machados, na freguesia Parque das Nações.

Um momento especial que contou com o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, com a Vereadora da Habitação, com o Conselho de Administração da GEBALIS e com o Presidente da Junta de Freguesia do Parque das Nações.

Trata-se de uma requalificação profunda que resulta numa habitação acessível, confortável, com um design moderno e acolhedor. A casa foi equipada com as mais recentes soluções tecnológicas, o comando via remoto através de APP é já uma referência nesta classe de habitações “Uso Universal”, para muitas das suas funções. Existe uma contínua preocupação com a eficiência energética, estando a habitação dotada de sistemas de climatização de baixo consumo e iluminação LED a 100%. Espacialmente é assegurada a inexistência total de barreiras arquitetónicas não só no acesso à habitação bem como na garantia de mobilidade no interior da mesma. Destacamos:

- Instalação sanitária projetada para todo o tipo de utilizador, salientando-se zona de duche na própria laje, duche higiénico temperado, loiças, torneiras, espelho e barras de apoio apropriadas para pessoas com problemas de mobilidade.

- Cozinha dinâmica. Motorização independente quer para móvel superior quer para a bancada inferior.

- Aplicação de revestimentos acústicos e térmicos de excelente qualidade.

Lançado em 2010 pela GEBALIS, o Programa LIFE incorpora princípios de inovação na requalificação de habitações. Testa novas soluções, económicas e funcionalmente eficientes. Ao mesmo tempo, vem responder a uma lacuna na indústria de construção de casas para uso universal: adapta-as a qualquer realidade concreta e às necessidades especiais dos moradores com deficiências profundas. 

 Para isso, as habitações LIFE apostam no recurso às novas tecnologias, nomeadamente à domótica, com operacionalidade dos equipamentos via wireless e à chamada “Internet of things”. As casas são equipadas com as mais recentes soluções tecnológicas, algumas das quais inovadoras, como as cozinhas dinâmicas, instalações sanitárias isentas de qualquer barreira de mobilidade, zona de duche na laje, recurso a automatizações diversas, domótica, sensores de movimento térmicos, estores elétricos, revestimentos acústicos e térmicos.

 O LIFE envolve uma equipa abrangente e multidisciplinar, que avalia os condicionalismos físicos e sociais dos moradores, concebendo soluções ao nível da arquitetura e engenharia para adaptar cada casa às necessidades dos seus utilizadores. 

 O Programa LIFE tem merecido o público e vivo reconhecimento por parte de avaliadores externos nacionais e internacionais: em 2011, a GEBALIS foi a primeira empresa a ser distinguida com a atribuição do prémio "Selo Acesso" - atribuído pela Fundação Liga e pelo Centro Português de Design (CPD); em 2017, recebeu a menção honrosa do selo RPRS -Reconhecimento de Praticas em Responsabilidade Social, promovido pela APEE, na categoria "Direitos Humanos"; em 2019, a distinção veio da Associação Portuguesa para a Diversidade e inclusão (APPDI}, com a atribuição do "Selo da Diversidade e Inclusão 2019"