Conferência Internacional "Habitar o Futuro" - 25 anos GEBALIS

​​​​Por ocasião do 25.º aniversário da GEBALIS, orgulhamo-nos de anunciar a realização online da Conferência Internacional “Habitar o Futuro”, no próximo dia 18 de novembro de 2020.

Com emissão em direto no canal GEBALIS no Youtube e Instagram e no site do jornal ECO, “Habitar o Futuro” reunirá personalidades de renome internacional da Academia e dos organismos internacionais ligados às políticas públicas de habitação. 

Dois temas - Inovação e Sustentabilidade nas Políticas de Habitação numa era de incerteza e Desafio para as políticas públicas de habitação na próxima década – moderados pelos professores Luis Vicente Batista, Vice-Reitor da Universidade Nova de Lisboa, e Sandra Maques Pereira, investigadora do DINÂMIA’CET do ISCTE, trarão para o debate Lucía Martín (Município de Barcelona), Christophe Lalande (Nações Unidas - Habitat), Barbara Steenbergen (International Union of Tenants) , Julie Lawson ( Center for Urban Research -RMIT University’s, Melbourne), Sorcha Edwards (Housing Europe) e a socióloga Saskia Sassen (Universidade de Columbia), figura central no panorama internacional da sociologia urbana.​

Esta Conferência pretende ser uma reflexão profunda sobre os novos desafios às políticas de habitação para que de forma responsável e integrada, possam responder às mudanças demográficas, sociais e culturais que de forma acelerada marcam os novos problemas habitacionais. 

O papel das cidades na determinação de políticas habitacionais e, em última instância, das condições habitacionais de seus habitantes tornou-se um tópico político importante nos últimos anos. Às questões da habitação, juntam-se as questões da mobilidade, da digitalização, da energia, do consumo, da distribuição espacial e da justiça social, entre outras, mostrando como uma abordagem urbana integrada pode fornecer iniciativas políticas sustentáveis, sobretudo para quem tem responsabilidades na Gestão Habitacional. São várias as questões que emergem: Que tipo de iniciativas podem reverter a tendência de turisficação e financeirização da habitação? Pode-se prever modelos de intervenção publica e os seus efeitos no futuro nesta era de rápidas e incessantes mudanças? Quais os impactos da pandemia Covid 19 nos modelos públicos de habitação? Qual o papel das iniciativas públicas locais para a inovação e sustentabilidade no campo da habitação?

No dia 18 de novembro, entre as 9h30 e as 16h30 ligue-se aos nossos canais e assista no seu telemóvel, tablet, computador à Conferência Internacional “Habitar o Futuro”.