Conferência Internacional “Social Housing and the Recovery Plans – pathways to solutions”


A Câmara Municipal de Lisboa, a Housing Europe, a Gebalis, EM e a APHM – Associação Portuguesa de Habitação Municipal organizam nos dias 10 e 11 de Novembro a Conferência Internacional “Social Housing and the Recovery Plans – pathways to solutions”, que decorrerá no Fórum Lisboa (Avenida de Roma, 14).

Nesta conferência serão apresentados os Planos de Recuperação e Resiliência de diversos países, no que concerne ao investimento em Habitação Social, nas suas várias vertentes, como sejam a construção de novas habitações, a melhoria da eficiência energética dos edifícios ou a inclusão habitacional.
Será também feito, pelas instituições europeias,  o enquadramento deste fundo e a sua conjugação com os restantes fundos disponibilizados pela União Europeia.

Num momento em que cresce a indefinição e a incerteza sobre a capacidade dos países em cumprir com os planos aprovados – face às múltiplas adversidades a nível europeu e mundial que têm surgido – e estar já em discussão a necessidade e a possibilidade de alterar/adaptar os planos para que sejam exequíveis face à nova realidade, esta conferência ganha especial relevância.

Portugal destaca-se, no conjunto dos planos de recuperação e resiliência apresentados pelos vários países europeus, pelo grande investimento na construção de novas habitações acessíveis/sociais, sofrendo, no entanto, as consequências da escalada de preços da construção, da escassez de matérias primas e, até, pela inexistência de uma industria de construção com dimensão para responder a estes objectivos.

Por todos estes motivos, esta Conferência Internacional porá o foco sobre a necessidade de monitorização contínua dos Planos de Recuperação e Resiliência nacionais, num evento que é, além de um momento de partilha, um encontro de oportunidade.