Estudantes solidários com Bairro Quinta do Cabrinha

​A tarde de 21 de fevereiro foi diferente no Bairro Quinta do Cabrinha. Cerca de 150 estudantes oriundos de várias faculdades de Lisboa, uniram-se numa ação de solidariedade para pintar as entradas dos 10 lotes do Bairro. Presente também no bairro, esteve o Conselho de Administração da GEBALIS e grande parte da equipa do Gabinete de Bairro do Vale de Alcântara, bem como a Diretora de Intervenção Local, que juntamente com os restantes voluntários meteram mãos à obra.

A ação de pintura teve por base o desafio apresentado pelo projeto BIP ZIP “Memórias do Casal Ventoso”, do qual a GEBALIS é parceiro, tendo respondido ao apelo estudantes representantes do Núcleo de Serviço Social do Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas, Núcleo de Gestão de Recursos Humanos do Instituto Superior de Ciências Sociais, Associação Académica de Lisboa, Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana, Núcleo de Serviço Social da Universidade Lusófona, Associação de Ação Social da Universidade Lusíada de Lisboa e Associação de Estudantes do Instituto Superior de Agronomia.

O Projeto “Memórias do Casal Ventoso” tem levado a cabo um trabalho com a população, realizando várias reuniões com os moradores para a recuperação de memórias do Bairro, tentando desenvolver no território um museu ou um centro de interpretação do Casal Ventoso, ao mesmo tempo que se pretende trabalhar algumas das condições presentes, donde surgiu esta ação como uma das necessidades identificadas.

Pretendeu-se com esta ação produzir um efeito mobilizador da população para alterar o estado da entrada dos lotes, o seu espaço comum, trabalhando na recuperação de cada um dos prédios, sendo que ainda este ano os lotes irão ser alvo de um outro tipo de intervenção mais alargada.

No bairro da Quinta do Loureiro, que fica do outro lado da Avenida de Ceuta, a 22 de Novembro realizou-se uma ação semelhante, tendo dado muito bons resultados. Na altura foram limpas, pintadas e recuperadas 14 entradas de lote, hoje sete desses lotes, já têm o seu interior completamente pintado por iniciativa dos moradores.

A empreitada que tinha iniciado pelas 14h00 horas, com a constituição e distribuição das equipas, tendo os trabalhos acabado por volta das 17h00, havendo depois um momento de convívio entre todos os participantes.

A iniciativa foi apoiada pelas Juntas de Freguesia de Alcântara e de Campo de Ourique, pela Santa Casa da Misericórdia, pelo Projeto Alkantara e pela GEBALIS, entre outras entidades.