Edição do boletim "O Meu Bairro" de Abril de 2016

​​​​​

Os refugiados e a sua chegada a Portugal são atualmente um tema muito comentado, sobre o qual todos têm uma opinião, questão ou dúvida.
O que é ser refugiado? Quem são estas pessoas? Serão terroristas? Vêm tomar o que é nosso? 
Refugiado é alguém que no seu país de origem tem receio de ser perseguido em consequência da sua luta a favor da democracia, da libertação social e nacional, da paz, dos direitos dos homens em virtude da sua raça, religião, nacionalidade, convicções políticas ou pertença a determinado grupo social.
Os refugiados que Portugal tem estado a receber têm sido admitidos no Centro Temporário de Refugiados de Lisboa, que foi recentemente inaugurado. Este centro, localizado no Lumiar, foi cedido pela Associação dos Deficientes das Forças Armadas, representando o primeiro apoio a quem chega a um país completamente novo e depois de ter perdido tudo no seu país de origem.
Estas pessoas têm direito a obter um visto de residência, que lhes permite procurar trabalho e recorrer ao sistema nacional de saúde, usufruindo dos mesmos direitos e deveres dos estrangeiros residentes, cabendo‑lhe designadamente a obrigação de respeitar a legislação nacional.
Estando previsto que Portugal acolha um total de 10 500 refugiados, Lisboa vai alojar um número muito reduzido de famílias, através de um processo que junta 80 organizações, entre as quais Câmara Municipal de Lisboa. Os portugueses têm fama de grande hospitalidade, por isso estamos certos que desta vez não será diferente.​​​​​​​​​​​