20 Anos GEBALIS

Na passada quarta-feira, dia 16 de Dezembro a GEBALIS comemorou os seus 20 anos de existência, juntando o presidente da Câmara de Lisboa e alguns dos seus vereadores, a administração da Gebalis, as trabalhadoras e trabalhadores e representantes de algumas instituições que apoiam a empresa, agradecendo pelo percurso efetuado e pelos muitos sucessos alcançados.

Na altura foi realçado o propósito de promoção do desenvolvimento local. A empresa tem desenvolvido um trabalho intenso e persistente em prol das moradoras e dos moradores dos bairros municipais procurando promover a qualidade de vida, a integração social e a autonomia das populações residentes, tornando os bairros geridos, nas vertentes social, patrimonial e financeira, em unidades sustentáveis e com forte sentimento de pertença.

Em 29 de Junho de 1995 apresentava-se na Assembleia Municipal a proposta de criação de uma empresa municipal com um importante desígnio na cidade de Lisboa: «Há, consequentemente, que traçar políticas de gestão que solucionem os problemas dos bairros municipais, nomeadamente, nos aspetos da sua conservação e valorização das populações a realojar promovendo a sua integração social de uma forma equilibrada e harmoniosa.» (Proposta de criação da GEBALIS, EPM submetida à AML, 29/06/1995)

A dimensão do património municipal sob nossa gestão é incomparável a nível nacional: 23 000 casas localizadas em 66 bairros, onde vivem 64000 (sessenta e quatro mil) pessoas que representam 13,2% da população de Lisboa (13,2%).

Os indicadores existentes sobre os residentes dão conta de uma população homogénea no que diz respeito à sua condição socioeconómica, marcada genericamente pela precariedade: tendência de envelhecimento que acompanha a estrutura da cidade mas ainda com um maior número de crianças e jovens, baixos níveis de escolaridade e incidência significativa de famílias com pessoas dependentes de terceiros

Em suma, esta população caracteriza-se pelos seus baixos rendimentos e elevados níveis de pobreza, razão pela qual aliás dependem das políticas públicas de alojamento e exigem um trabalho de carácter generativo nestes territórios.

No âmbito da intervenção comunitária a GEBALIS identificou como fator estratégico: a promoção e o desenvolvimento do trabalho em rede e em parceria, procurando encontrar respostas às problemáticas sociais diagnosticadas nos bairros municipais. Mantem a participação nos programas apoiados pela administração central, e íntegra as 12 Comissões Sociais de Freguesia.

Nos programas da administração central, destaca-se a participação da GEBALIS no consórcio, do Programa Escolhas - 5ª Geração, nos bairros Alta de Lisboa Centro, Casal dos Machados, Quinta das Laranjeiras, Padre Cruz, Quinta do Lavrado, João Nascimento Costa, Carlos Botelho, Olaias e vale de Alcântara) o qual aposta na promoção e na inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, tendo em vista a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.

Paralelamente a empresa continua a participar ativamente na operação de regeneração urbana "Programa de Reabilitação e Desenvolvimento Integrado de Marvila - VIVER MARVILA", que envolve os Bairros das Amendoeiras/Olival, Armador, Condado, Flamenga e Loios, cuja cogestão é da responsabilidade do Câmara Municipal de Lisboa (CML) e do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), conforme Protocolo de Parceria formalizado a 7 de Fevereiro de 2009.

A empresa continua a apostar no fortalecimento das relações interinstitucionais, de forma a promover a integração social, destacando-se a continuidade da articulação com a Polícia de Segurança Pública, Santa Casa da Misericórdia, CML e Juntas de Freguesia, associações de moradores e dezenas de outras organizações sedeadas nos diversos bairros.

Nas Zonas Sul e Ocidental verifica-se a execução do QREN - Quadro Referencial Estratégico Nacional, com vista à requalificação dos Bairros - Zona Alvenaria: Padre Cruz (Freguesia de Carnide) e Boavista (Freguesia de Benfica). Para o efeito foram constituídos gabinetes de apoio (GABIP – Gabinetes de Apoio aos Bairros de Intervenção Prioritária) onde tem assento representantes da CML, das juntas de freguesia, da SCML, das Associações de Moradores e da Gebalis permitindo a testar soluções de cogovernação destes territórios.

Foi também constituído o GABIP do Alto da Eira, na sequência da requalificação das 2 torres com as mesmas características

A Empresa irá não só prosseguir como também promover novas e inovadoras parcerias para que em conjunto com as instituições locais e munícipes se possa intervir nos territórios com vista a minimizar as problemáticas existentes, a potenciar recursos e a promover respostas integradas.

O envolvimento dos residentes e instituições facilita a identificação das dificuldades sentidas no terreno e fomenta a sua implicação no encontro de soluções para os problemas vivenciados nos territórios.

Atendendo a que os bairros municipais necessitam de uma sistemática intervenção social e comunitária que contribua para a sua integração em termos urbanísticos e socioeconómicos na cidade, deu-se continuidade ao desenvolvimento dos projetos em curso e a criação de novos, procurando encontrar respostas às problemáticas sociais diagnosticadas nas diferentes zonas.

O Desenvolvimento de parcerias de cooperação noutros âmbitos, nomeadamente para o concurso a incentivos nacionais para o desenvolvimento de ações de sensibilização e formação para a diversidade e ação social e cultural, para a mediação de conflitos, relações de vizinhança, melhor apropriação dos espaços comum e público. Estas ações têm envolvido moradoras e moradores e entidades sediadas nos bairros, bem como diversas Instituições e os técnicos da GEBALIS

Paralelamente à sua atividade a GEBALIS tem consciência da importância da responsabilidade social e os impactos de todas as decisões, operações e atividades, nos interesses e expectativas de todas as partes envolvidas.

Os principais aspetos desenvolvidos nos últimos anos são: o envolvimento e desenvolvimento das comunidades locais; promoção e defesa dos Direitos humanos dentro e fora da empresa; divulgação e promoção da Responsabilidade Social; meio ambiente e educação ambiental e, a melhoria da governança organizacional.

Em 14 de Novembro a GEBALIS foi, pela segunda vez, distinguido com o Rótulo de Responsabilidade Social Europeu - "Etiqueta do CEEP-CSR", o júri selecionou a GEBALIS para receber um prêmio especial para a qualidade das boas práticas desenvolvidas na luta contra a pobreza e a exclusão social através da educação e empregabilidade.

Este trabalho só é possível devido à competência, empenhamento, pro-atividade, compromisso das trabalhadoras e trabalhadores no cumprimento da missão da empresa que também é da construção de uma Lisboa mais coesa e inclusiva.

Durante o evento foi apresentado o Programa "Aqui há mais Bairro" que representa um investimento de 25 milhões de euros e pretende levar a cabo até 2017 intervenções em 21 núcleos residenciais.

Através do contrato-programa agora assinado estão previstas intervenções que vão beneficiar 1835 edifícios, com 13 mil habitações, nas quais vivem cerca de 43 mil pessoas. Proporcionar a essa população "mais conforto", "mais segurança" e "mais qualidade de vida".