Ativista Jaha Mapenzi Dukureh visita Bairro Alfredo Bensaúde

​O Projeto “Bensaúde Bairro de Saberes”, dinamizado pela Associação Mulheres Sem Fronteiras no Bairro Alfredo Bensaúde, nos Olivais, recebeu a visita de Jaha Mapenzi Dukureh, ativista pelo fim da mutilação genital feminina e da Secretária de Estado da Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro. 

Acompanharam a visita ao Espaço Bensaúde, local do encontro, a Vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local, a Presidente da Junta de Freguesia dos Olivais, o Conselho de Administração da GEBALIS e representantes de instituições locais e municipais.
O objetivo da visita foi a promoção de um encontro privado, entre a ativista Jaha Mapenzi Dukureh e a Secretária de Estado, com ativistas/mulheres e jovens que participam nos projetos desenvolvidos pela Associação Mulheres Sem Fronteiras. 

As suas ambições futuras e o impacto que a participação no projeto trouxe às suas vidas foram os principais temas da conversa.
A visita incluiu ainda uma pequena conversa com a comunidade hindu do Bairro Alfredo Bensaúde tendo o Templo de Shiva como pano de fundo para uma conversa informal e acolhedora.

Jaha Mapenzi Dukureh, é fundadora da ONG “Safe Hands for Girls- Mãos Seguras para Raparigas” presta apoio a mulheres, raparigas e meninas africanas sobreviventes à Mutilação Genital Feminina (MGF) e aborda as suas consequências físicas e psicológicas ao longo da vida. Juntamente com as organizações de mulheres e a sociedade civil, Jaha Dukureh contribuiu para a proibição desta prática no seu país de origem, a Gâmbia.

Pelo seu percuso notável na luta pelos direitos das mulheres e raparigas e dos vários reconhecimentos internacionais é também laureada com o prémio Norte-Sul do Conselho da Europa, atribuído desde 1995 a  personalidades distintas que mostram empenho de excelência na defesa e promoção dos Direitos Humanos, pluralidade democrática, desenvolvimento do diálogo intercultural e reforço da solidariedade entre norte e sul.