Entrega da milésima chave de habitação Municipal

​​​​​​Decorreu na manhã de hoje, dia 21 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho a cerimónia de entrega da milésima chave de habitação municipal, durante o mandato deste Executivo.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara, Fernando Medina e Vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local, Paula Marques, entre outras pessoas ligadas à Câmara e à GEBALIS. 

Com o Salão Nobre repleto, na mesma altura, foram ainda entregues mais 72 chaves de habitações municipais.

A milésima chave coube a Sara Alexandra Santos Fonseca, que emocionada, a recebeu das mãos do Presidente da Câmara.
Fazendo alusão ao artigo 65º da Constituição da Republica Portuguesa, Paula Marques referiu, “Hoje é um dia muito feliz e de muito orgulho para todos nós. Todos têm direito a uma habitação condigna e assinalamos este ato solene, a entrega da milésima chave, na casa mais nobre da Cidadania e Justiça da cidade, o Salão Nobre dos Paços do Concelho, para dar as boas-vindas à família da cidade de Lisboa, junto à janela da varanda onde se proclamou a Republica.”

Paula Marques fez ainda um elogio às equipas que trabalham na área da habitação (GEBALIS e CML), pois este tipo de objetivos só são possíveis de alcançar, com trabalho árduo de todos, “ultrapassamos as 1000 famílias e isso é motivo de muito orgulho.”

Fernando Medina afirmou que a entrega da chave de uma habitação corresponde ao início de uma nova vida, uma nova habitação com mais condições, um novo começo que espera se faça com confiança e alegria, para o futuro de cada um, “Não existe maior alegria do que saber que estamos a contribuir para um novo começo que é melhor e o inicio de um novo lar.”
A entrega da milésima chave significa que ao longo deste mandato, se conseguiu mudar a vida de 1000 famílias que se candidataram a uma casa municipal através dos diferentes programas disponíveis (RRAHM, Programa da Renda Convencionada e Operações de Realojamentos e Transferências).

Na mesma altura, Fernando Medina, fez questão de referir que a habitação é uma das grandes prioridades da Câmara Municipal de Lisboa e a principal política ao seu dispor, para a mudança das nossas vidas e da cidade de Lisboa.

Atualmente estão a ser construídas mais de 1000 novas casas na cidade e existe um contrato para a manutenção de bairros municipais no valor de 25 milhões de euros, para que todos possam viver com mais qualidade.
“Precisamos de ter uma oferta na cidade para todas as pessoas de classe média que queiram viver em Lisboa, possam ter uma casa compatível com os seus rendimentos e com uma renda acessível. Esta é a nossa grande visão para o futuro” referiu Fernando Medina.