Falar Escutar Cuidar - GEBALIS junta-se à plataforma Radar

O Radar é um projeto comunitário da Santa Casa da Misericórdia que tem o intuito de identificar a população com mais de 65 anos, residentes em Lisboa, apurar quais as suas necessidades e expectativas e criar respostas rápidas e que encaixem em cada uma das realidades.

Foi durante o mês de setembro que a Gebalis formalizou um Protocolo de Colaboração com o Projeto Radar, criado no âmbito do Programa Lisboa, Cidade para Todas as Idades.

O Radar tem, também, a cooperação de uma rede de parceiros que são essenciais para que o plano se concretize: A CML, SCML, ISS, ARS, PSP, Juntas de Freguesia e Rede Social de Lisboa.

Este projeto está dividido em dois momentos: Os Radares Comunitários e a Plataforma Digital do Projeto Radar.

Os primeiros são constituídos pela comunidade em geral - vizinhos, família e comércio local. Toda a comunidade pode ser um Radar e não ficar indiferente ao próximo. Basta enviar um e-mail ou contactar o informativo Radar.
O segundo é uma ferramenta digital que permite mapear idosos e perceber quais as necessidades e expectativas dos mesmos. Para além disto, centraliza, atualiza e otimiza a informação de forma rápida, a qualquer hora e por qualquer parceiro da Plataforma.

Foi em março de 2020, em plena pandemia, que a Gebalis se juntou à Radar, em conjunto com a Santa Casa Da Misericórdia e outros parceiros. Em apenas 15 dias, a Gebalis conseguiu falar com quase 5000 idosos e sinalizou 143 casos de vulnerabilidade social mais grave.

O trabalho em conjunto continuou durante estes meses com as equipas dos gabinetes de bairro e sempre com o mesmo lema: Falar, escutar, cuidar e melhorar a qualidade de vida da população 65+.