Feira do cuidador

​Realizou-se no passado dia 28 de Outubro, na Escola Superior de Educação de Lisboa (em Benfica) a Feira do Cuidador. Um espaço pensado para quem tem a função de cuidar dos outros em que se tentou reconhecer o papel de quem cuida.

Sem ter ainda um estatuto do cuidador informal, Portugal, segundo dados de um estudo da Entidade Reguladora da Saúde, citada pela Rede Social de Lisboa, tem a maior taxa da Europa de cuidados domiciliários informais e a menor taxa de prestação de cuidados não domiciliários e foi a pensar nestes cuidadores que a Rede Social de Lisboa organizou a Feira do cuidador.

A Feira teve durante todo o dia workshops, e bancas onde profissionais de várias entidades estiveram disponíveis para tirar dúvidas, às pessoas que visitaram o espaço e que queriam saber se estavam a fazer bem ou não atividades tão simples como o banho, alimentação ou outras questões de saúde, alguns rastreios e exercícios físicos e dinâmicas de grupo.

A organização da Feira foi da responsabilidade de um grupo de organizações, membros do Grupo de Trabalho Intervenção em Públicos-Alvo -- Pessoas Idosas, que integra a Associação para o Desenvolvimento de Novas Iniciativas para a Vida, a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, Associação Alzheimer Portugal, Associação Vencer, Câmara Municipal de Lisboa, Diaverum, Entre Idades, Fundação Aga Khan, Junta de Freguesia de Alcântara, Projecto Alkantara e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.