Juntos Somos +

​Respondendo a um desafio da Secretária de Estado da Administração Interna, no passado dia 11 de abril, uma comitiva cabo-verdiana do ministério homólogo, encabeçada pela Diretora Geral da Administração Interna de Cabo-Verde, Eneida Vaz esteve na Biblioteca David Mourão Ferreira, no Casal dos Machados, para conhecer o projeto “Juntos Somos +”.


As boas vindas foram dadas por Maria dos Reis, cabo-verdiana de 50 anos, moradora no bairro, que cantou e comoveu com o seu “Obrigado di Coraçon”.

O Projeto “Juntos Somos +”, tem como público-alvo, jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 25 anos de idade, residentes no Bairro Casal dos Machados e Laranjeiras, dois bairros classificados com Bairros de Intervenção Comunitária, que por isso integram o programa CLS – Contratos Locais de Segurança, que resulta de um protocolo entre o MAI a CML.

A  fase piloto do projeto decorreu entre Setembro e Dezembro de 2017, tendo arrancado posteriormente em Janeiro. Contando atualmente com 117 jovens com quem através de intervenção conjunta entre eixos de desporto, arte, exemplo, cidadania ativa, animação entre outras, pretende-se promover a cidadania ativa e participativa, promovendo medidas de integração social e favorável ao desenvolvimento dos jovens que se pretende minimizar os fatores de insegurança no bairro e prevenindo a delinquência juvenil.

O projeto tem como entidade gestora a Entrementes, sendo dinamizado pela Rede L&M de que fazem parte a GEBALIS, Junta de Freguesia do Parque das Nações, a Associação Entrementes, a Pastoral dos Ciganos, a Santa Casa da Misericórdia, Associação Vida Abundante, a Refood, a Nutxiga, a Policia Municipal de Lisboa e a PSP.