LIFE - tecnologia e inovação em fogos municipais

O Programa LIFE, promovido pela GEBALIS, levou a mais uma família as condições de habitabilidade e conforto necessárias às condições de mobilidade de um dos seus elementos.

Tal como a casa concluída no passado mês de junho,  a  grande inovação tecnológica desta  está no recurso à domótica, colocando as novas tecnologias à disposição dos habitantes com mobilidade condicionada, destacando, em especial, o comando por voz de algumas funções como  ligar e desligar as luzes da casa ou accionar as persianas. O sistema funciona através de app Legrand, app casa homekit apple, siri – suporte apple ou Google Home – Home assistant.

Não só a domótica está presente como também todas as preocupações ambientais para tornar esta habitação mais eficiente do ponto de vista energético.

Uma casa com espaço amplo de circulação, com um design moderno e confortável a pensar nas necessidades quotidianas mas também  da autonomia dos seus habitantes.

Criado em 2010, o projeto LIFE  visa reabilitar habitações de uso universal, ou seja, projetadas para a utilização do maior número de utentes possível, tendo em conta os níveis de acessibilidade e assegurando que os utentes de mobilidade condicionada, mesmo com limitações profundas, podem viver nas habitações com razoável conforto e auto-suficiência, pela introdução de automatismos com recursos à novas tecnologias bem como há inexistência de barreiras arquitetónicas, dando assim uma resposta inovadora  que facilita a sua inclusão social e contribui para a melhoria da sua qualidade de vida.