Olivais apoiam nascimento de bebés

​Apoiar as famílias no nascimento dos seus bebes, é o grande objetivo do programa Olibaby. Uma iniciativa da Junta de Freguesia dos Olivais apresentada hoje e elogiada pelo Presidente da CML porque "ajuda a criar mais oportunidades, e igualdades, para todos, dos mais novos aos mais velhos, e fazer de Lisboa uma melhor cidade".

A cada família é oferecido um kit de apoio a todos os recém-nascidos da freguesia, que é também uma forma de  celebrar da chegada de um novo membro. Uma iniciativa que pretende “mimar” os bebés nascidos a partir de março  e cujos pais estejam recenseados nos Olivais.

A apresentação deste programa Olibaby – Igualdade no primeiro passo que decorreu na Biblioteca dos Olivais, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, da apresentadora da RTP, Tânia Ribas de Oliveira, embaixadora da campanha, de Sérgio Cintra, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e da Fundação Sporting, parceiros do projeto.

Num cidade com tradição de acolher pessoas de todos os cantos do país e do mundo, Fernando Medina garante que o papel da CML é" dar oportunidades a todos, não deixando ninguém para trás".

"Uma forma de criar desde o nascimento uma plataforma de igualdade", elogiou Tânia Ribas de Oliveira que reconheceu ter-se identificado de imediato com a campanha como sendo "uma forma de abraçar o que é nosso mesmo não nos pertencendo".

O Kit, é composto por vários produtos de puericultura, como fraldas, chuchas, biberões, produtos de higiene entre outros, e tem então por objetivo apoiar as famílias nesta nova etapa ao mesmo tempo que procura chamar a atenção dos pais para as questões da igualdade no que toca aos direitos humanos.

O primeiro ano do projeto será financiado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e os seguintes por patrocinadores privados num apelo à responsabilidade social das empresas.

Para além dos kits foram também entregues roupas feitas pelos idosos da freguesia, a quem Fernando Medina agradeceu, destacando a importância do papel "das novas avós".

Mais apoios em Lisboa

A iniciativa dos Olivais partiu de uma ideia da Freguesia de São Domingos de Benfica onde há cerca de seis meses nasceu a campanha “Caixa do Bebé”. Neste caso o apoio é para famílias que se encontrem em situação de fragilidade social e inclui consultas de pediatria gratuitas ao longo do primeiro ano do bebé.

(Texto/Fotos - CML)