Períodos de calor intenso

​Períodos de calor intenso são, pela sua natureza, uma agressão para o organismo e um desafio para o bem-estar de todos. Uma exposição prolongada a temperaturas elevadas pode despoletar golpes de calor, desidratação corporal ou até conduzir a um esgotamento. Para evitar estes e outros cenário indesejáveis, siga os seguintes conselhos, em baixo, deixados pelo nosso Departamento de Qualidade e Inovação:


1. Evite a exposição direta ao sol, em especial entre as 11 e as 17 horas. Use um protetor solar com um índice de proteção igual ou superior a 30, assim como roupa larga, leve e fresca, de preferência de algodão. Use chapéu, de preferência com abas largas, e óculos de sol. Em dias de grande calor, as idas à praia e as exposições solares alargadas devem ser evitadas por pessoas idosas e crianças, sobretudo com menos de 6 meses.
2. Nunca deixe crianças, pessoas idosas ou doentes dentro de veículos expostos ao sol. No trânsito, e caso não tenha ar condicionado, não feche as janelas. Se tiver de viajar, tente fazê-lo fora das horas de maior calor ou durante a noite.
3. Aumente a ingestão de água e promova a mesma especialmente junto de grupos mais vulneráveis (crianças, jovens e idosos), mesmo que estes não sintam sede. Reduza o consumo de bebidas alcoólicas ou com elevados teores de açúcar. Faça refeições leves e frequentes evitando comidas pesadas e condimentadas. 
4. Procure permanecer 2 a 3 horas por dia num ambiente fresco, evitando as mudanças bruscas de temperatura. Em casa, corra persianas ou portadas e mantenha o ar a circular. Caso se sinta mal não hesite em pedir ajuda.
5. Evite utilizar vestuário a mais na hora de deitar, sobretudo nos leitos de bebés e de doentes acamados.
6. Modere os esforços físicos e repouse mais frequentemente em locais à sombra, frescos e arejados. 
7. Tome duches de água tépida ou fria nas horas de maior calor; 
8. Tenha cautela com as radiações solares que podem provocar queimaduras na pele, mesmo debaixo de um chapéu-de-sol.
9. Ajude os seus vizinhos, sobretudo pessoas isoladas, idosas, frágeis ou com alguma dependência, a proteger-se do calor, informando-os dos bons comportamentos a adotar.
10. Pessoas que sofrem de doença crónica ou que estão a fazer uma dieta com pouco sal ou com restrição de líquidos, devem aconselhar-se com o seu médico ou contactar a Linha Saúde 24: 808 24 24 24.