Relatório e Contas 2020

​A GEBALIS perfaz em 2020 um quarto de século de vida. Não celebramos apenas um marco temporal em números redondos. Assinalamos - e celebramos, sim! - todo um historial de dinâmica melhoria da implementação das políticas públicas de habitação municipal em Lisboa, que é nacional e internacionalmente reconhecida. Esse justo reconhecimento é o corolário do envolvimento e do esforço interno necessário para a concretização de toda a programação inerente. Foi o zelo e a dedicação dos mais de 200 trabalhadores/as que nos trouxe tão longe, em quantidade e qualidade. E foi, também, a reestruturação estatutária que melhorou o foco e a atuação como Empresa Municipal - permitindo-nos a manutenção das atividades da empresa e a adesão a novos formatos. Temos gerido a situação de pandemia ao mesmo tempo que evoluímos e aderimos a novos formatos digitais. 


A dinâmica adaptativa que a GEBALIS tem demonstrado não seria possível - é justo dizê-lo - sem a aposta do Executivo Municipal, o qual compreendeu que a modernização estatutária da empresa era uma componente relevante na materialização das políticas públicas de habitação do Município de Lisboa. 

Na especialíssima situação em que nos encontramos, a GEBALIS cumpriu com as suas obrigações, sem falhar.  Conseguimos garantir uma rápida revisão das rendas. Conseguimos executar em tempo o regime de renda apoiada. Conseguimos manter o atendimento. Conseguimos manter a calendarização das obras - e do investimento nas obras das instalações. Conseguimos aumentar o número de fogos reabilitados - e demos cumprimento ao programa Aqui Há Mais Bairro. 

O Projeto LIFE seguiu a evolução prevista e obteve o reconhecimento desejado - que nos é muito grato.

A adesão da GEBALIS à Housing Europe - o mais relevante parceiro europeu de habitação pública - foi um momento que nos é muito caro: significa o reconhecimento europeu da qualidade e dos padrões do nosso trabalho. As implicações de uma pertença a uma organização desta qualidade, as responsabilidades e os direitos e benefícios daí advenientes trazem ao sector público da habitação - de Lisboa e do País - uma nova situação e um novo estatuto.

Hoje, a GEBALIS tem uma situação financeira estável e resolvida. 

Hoje, a GEBALIS tem práticas de gestão financeira que seguem as melhores recomendações. Como o Resultado Líquido das nossas Contas demonstra, toda a receita captada foi reinvestida no património municipal. 
Por último, o Conselho de Administração da GEBALIS felicita os trabalhadores/as da nossa empresa pelos sucessos obtidos - e publicamente reconhecidos, dentro e fora de fronteiras. Os significativos progressos feitos são motivo do nosso orgulho comum. São, também, um fator da nossa acrescida responsabilização perante Lisboa.